3 - CURSO | Estratégias para iniciação a técnica de pontas.
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1950 e 2012.
Público-alvo
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas.
Programa de aula
Objetivo Geral: Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência. Objetivos Específicos: - Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé; - Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta; - Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta; - Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas); - Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Anatomia do tornozelo e do pé; 2. Técnica pontas X meia ponta: o que é igual? O que muda? 3. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia; 4. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting; 5. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas); 6. Aula prática.
Data
15/07/2024 A 19/07/2024
Horário
8:00 - 10:00
Vagas disponíveis
9
Local do curso:
Valor
R$320,00
|
Andreja Picon
Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica - Controle Postural, é Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543). Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). É professora registrada na Royal Academy of Dance - London (1348543) desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É atualmente professora em 4 instituições de ensino de pós graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento. |
|
|
|
|