10 - CURSO | Teoria Musical e relações de coerência entre dança e música em aulas e coreografias.
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Ter pelo menos 16 anos. Ser professor(a) de dança e ter interesse em adquirir e/ou ampliar seus conhecimentos em teoria musical e relacioná-los às suas aulas e coreografias, bem como ser mais crítico ao fazer as escolhas de músicas de modo que a música possa ser uma aliada e não um complicador do processo de ensino/aprendizagem.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1950 e 2008.
Público-alvo
Professores de Dança.
Programa de aula
Objetivo Geral: Desenvolver a musicalidade, tendo em vista fundamentar a relação entre música e movimento em aulas e coreografias. Objetivos Específicos: -Estudar e conceituar os aspectos que música e dança compartilham em 3 esferas de contato: a temporal, a da intensidade e a de caráter; -Estimular a atitude crítica e propositiva em relação à escolha de músicas para aulas e coreografias; -Praticar a percepção musical por meio de exercícios corporais; -Aplicar as noções estruturais da música em processos criativos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Esfera temporal (questões que se referem genericamente de ritmo. (pulso e suas subdivisões, fraseado, períodos, seções, partes, andamentos, métrica etc.). 2. Esfera da intensidade (texturas e densidades sonoras questões referentes ao som e ao movimento). 3. Esfera de caráter (impressões, ambientações, climas, estados de humor e de sentimentos sugeridos pela associação música /dança, reflexões sobre questões de ordem estética). 4. Experimentação prática (voltada para a apreciação musical e performance em dança, com ênfase na ludicidade e na utilização de jogos). 5. Laboratório de criação (articulação das noções estruturais da música com a bagagem de vivências subjetivas e objetivas de cada um).
Data
22/07/2024 A 26/07/2024
Horário
8:00 - 10:00
Vagas disponíveis
29
Local do curso:
Valor
R$320,00
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