126 - CURSO | Ballet Clássico: Barra à Terre: Fortalecimento, mobilidade e percepção corporal.
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Nível de Conhecimento em Balé Clássico: Este curso é aberto a participantes com diferentes graus de experiência em balé clássico - iniciante, intermediário ou avançado. É importante ter algum conhecimento prévio da técnica para aproveitar ao máximo os ensinamentos propostos. Vestimenta Apropriada: Os participantes devem vestir roupas que permitam a livre execução dos movimentos e, ao mesmo tempo, possibilitar ao professor a visualização clara do alinhamento e postura do corpo para que sejam feitas as correções necessárias de forma eficaz. Cabelo e Conforto na Execução: É recomendado que os cabelos não sejam presos em coque. Isso visa garantir o conforto e o correto apoio da cabeça no chão durante os exercícios realizados. Uma alternativa é usar o cabelo preso de forma que não interfira no alinhamento da cabeça e pescoço.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1959 e 2013.
Público-alvo
Professores e estudantes de dança que já possuam conhecimento em balé clássico. É ideal para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades técnicas, entender melhor o alinhamento corporal e melhorar a qualidade do movimento através de uma abordagem diferenciada e complementar ao balé tradicional. Barra à Terre combina técnicas de balé com exercícios realizados no chão. Esta abordagem permite que os alunos explorem movimentos de dança clássica sem a pressão da gravidade, facilitando o entendimento da técnica e o alinhamento corporal.
Programa de aula
Aula 1: Fundamentos e Consciência Corporal Introdução Teórica: Exploração dos princípios fundamentais do Barra à Terre. Aquecimento Dinâmico: Um circuito cardiovascular que envolve vários grupos musculares para preparar o corpo. Exercícios de Alinhamento e Percepção Corporal: Foco na compreensão e ajuste do alinhamento corporal. Trabalho com a Pelve: Explorando a mobilidade e estabilidade da região pélvica. Exercícios Técnicos: Incluindo Pliés, Petit Battement Tendu, Petit Battement Jetés, e Rond de Jambe. Ativação das Oposições do Tronco: Fortalecimento e equilíbrio do tronco através de movimentos opostos.
Aula 2: Aprofundamento e Fortalecimento Revisão: Retomada e aprofundamento dos conceitos e exercícios do dia anterior. Fondu e Rond de Jambe en l'air: Trabalho intenso focado na técnica e força. Ativação da Cadeia Muscular Posterior: Exercícios para fortalecer e mobilizar a musculatura das costas, glúteos e pernas.
Aula 3: Fluência e Expansão Consolidação: Repasse dos conteúdos trabalhados anteriormente. Adágio: Desenvolvimento de movimentos lentos e controlados. Grand Battement: Ampliação da amplitude de movimento e dinâmica.
Aula 4: Síntese e Dinâmica Integração Total: Revisão completa dos conteúdos abordados, executando a sequência de exercícios de forma contínua e fluida.
Aula 5: Aplicação e Reflexão Prática Completa: Execução de uma aula completa, integrando todos os conteúdos aprendidos. Diálogo Interativo: Um momento para conversa e feedback, onde os participantes podem compartilhar experiências, dúvidas e insights.
Este cronograma está estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz, assegurando que os participantes tenham uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora.
Data
22/07/2024 A 26/07/2024
Horário
10:30 - 12:30
Vagas disponíveis
25
Local do curso:
Valor
R$350,00
|
Patricia Otto
Currículo
Professora Especialista em Consciência Corporal - Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Bacharel e Licenciada em Dança pela PUCPR. Formada em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra - Curitiba/PR. Professora certificada do Progressing Ballet Technique (PBT) por Marie Walton Mahon. DRT nas funções de Bailarina, Maître de Dança, Coreógrafa, Ensaiadora e Diretora de Produção. Em 1995, foi aprovada por meio de concurso público, para o cargo de professora da Escola de Dança Teatro Guaíra onde também foi Coordenadora, Supervisora Artística, Coreógrafa e Ensaiadora. Em 2022, foi convidada para fazer parte do Balé Teatro Guaíra, companhia oficial de dança do Estado do Paraná, onde é Assistente de Direção de Luiz Fernando Bongiovanni, professora e assistente de ensaio. Em um processo constante de atualização participa de cursos de aperfeiçoamento no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como coreógrafa, recebeu reconhecimentos importantes, destacando-se como Coreógrafa Revelação do XV Festival de Dança de Joinville onde também, desde 2022 é professora convidada. Além de seu papel na educação e criação artística em dança, ela teve uma influência marcante na formação de bailarinos e professores que hoje brilham em companhias nacionais e internacionais, e em diversos segmentos da dança. |
|
|
|
|