36 - Coordenando-se III adaptado ao para balé clássico + coordenando-se sênior
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Acreditar na importância do lúdico, da emoção e do afeto no processo ensino aprendizagem.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1960 e 2007.
Público-alvo
Profissionais de dança, fisioterapeutas, educadores físicos e demais interessados no trabalho com idosos.
Programa de aula
COORDENANDO-SE III - APRESENTAÇÃO DA CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE - METODOLOGIA COORDENANDO-SE PARA ENSINAR: POSIÇÕES DE PÉS POSIÇÕES DE BRAÇOS PORT DE BRAS ECHAPPES ASSEMBLES SISSONES GRAND JETES JETES PAS DE VALSE PAS DE BASQUE CÊNICO LITERATURAS O CURSO AULAS TEMÁTICAS COORDENANDO-SE - LITERATURA INFANTIL É UMA PROPOSTA QUE INTEGRA A CRIAÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES RESPEITANDO A CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA, CONTRIBUINDO NA VIVÊNCIA PRÁTICA DE UMA HISTÓRIA, CONTADA ATRAVÉS DOS LIVROS INFANTIS. NESSE CENÁRIO LÚDICO E FÉRTIL PARA NOVAS POSSIBILIDADES, A METODOLOGIA VEM PARA CONTRIBUIR COM A PRÁTICA CORPORAL NA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA. O CURSO VISA TAMBÉM TRAZER FERRAMENTAS PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR AO CRIAR E PROPOR ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS INSPIRADAS NAS HISTÓRIAS DOS LIVROS INFANTIS.1 1 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO 2 - LIÇÕES DE VIDA APRESENTADAS NO LIVRO 3 - ATIVIDADES PRÁTICAS DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE ALIADA À LITERATURA ESTUDADA 4 - CULMINÂNCIA - RETROSPECTIVA, COMPARTILHAMENTO DE REFLEXÕES COORDENANDO-SE SENIOR - 5hs - INTRODUÇÃO * BREVE HISTÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. * BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O PÚBLICO IDOSO: NEUROPLASTICIDADE E SAÚDE INTEGRAL. * DISCUSSÃO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA. - BASES NEUROCIENTÍFICAS APLICADAS * RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS. * IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS (CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL, FLEXIBILIDADE COGNITIVA). * IMPACTO DA PRÁTICA MOTORA NA PREVENÇÃO DE DECLÍNIO COGNITIVO. - ESTRUTURAÇÃO DAS AULAS COM IDOSOS * PLANEJAMENTO E PROGRESSÃO DE ATIVIDADES. * USO DE MATERIAIS E ADAPTAÇÕES: QUADRADOS, CÍRCULOS, FIGURAS COORDENANDO-SE. * EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA. - PRÁTICAS INTEGRADAS: CORPO E COGNIÇÃO EM MOVIMENTO * DINÂMICAS DE GRUPO: JOGOS E DESAFIOS LÚDICOS. * ATIVIDADES DE DUPLA E EM GRUPO, ENFATIZANDO SOCIALIZAÇÃO E CONFIANÇA. * EXERCÍCIOS PARA EQUILÍBRIO, LATERALIDADE E RITMO. - ESTUDOS DE CASO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO * EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA COM IDOSOS. * DISCUSSÃO DE DESAFIOS COMUNS E SOLUÇÕES CRIATIVAS. * COMO AVALIAR OS RESULTADOS DAS INTERVENÇÕES. - ENCERRAMENTO: REFLEXÃO E PRÁTICA * SESSÃO PRÁTICA INTEGRANDO OS APRENDIZADOS. * REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO FACILITADOR. * ESPAÇO PARA DÚVIDAS E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS.
Data
21/07/2025 A 25/07/2025
Horário
10:30 - 12:30
Vagas disponíveis
18
Local do curso:
Disponível em Julho de 2025
Valor
R$350,00
|
|