38 - Movimento e Cognição no Baby Class
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Professores que desejam integrar práticas de dança que promovam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional em crianças da primeira infância, utilizando abordagens lúdicas e centradas na formação humana.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1960 e 2007.
Público-alvo
Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de dança
Programa de aula
A DANÇA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO * IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO. * RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA E HABILIDADES PRÉ-ACADÊMICAS. * DANÇA E FORMAÇÃO EMOCIONAL: EMPATIA, COOPERAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO. - FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A DANÇA * CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO ENTRE 2 E 5 ANOS. * ATIVIDADES APROPRIADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA. * IDENTIFICAÇÃO E ESTÍMULO DE TALENTOS INDIVIDUAIS. - ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO BABY CLASS * JOGOS E BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM COORDENAÇÃO E RITMO. * DINÂMICAS PARA ESTIMULAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E CRIATIVIDADE. * UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO FITAS, BOLAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS. - DANÇA E ALFABETIZAÇÃO CORPORAL * INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LATERALIDADE, ESPACIALIDADE E EQUILÍBRIO. * CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO MOTOR BÁSICO PARA A VIDA E A DANÇA. * DANÇA COMO PREPARAÇÃO PARA HABILIDADES ESCOLARES, COMO ESCRITA E LEITURA. - PLANEJAMENTO DE AULAS DE BABY CLASS * ESTRUTURA DE UMA AULA EQUILIBRADA ENTRE TÉCNICA E LUDICIDADE. * MÉTODOS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS. * COMO ADAPTAR A AULA PARA DIFERENTES NÍVEIS E NECESSIDADES. - IMPACTOS A LONGO PRAZO: A DANÇA NA VIDA ESCOLAR E PESSOAL * COMO A PRÁTICA DA DANÇA NESSA IDADE IMPACTA O DESEMPENHO ESCOLAR FUTURO. * A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NO APRENDIZADO. * REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR COMO FORMADOR. - ENCERRAMENTO E SESSÃO PRÁTICA * APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXEMPLOS DE ATIVIDADES. * COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS. RESULTADOS ESPERADOS: AO FINAL DO CURSO, OS PROFESSORES ESTARÃO CAPACITADOS A: * PLANEJAR AULAS LÚDICAS E ESTRUTURADAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS. * RECONHECER A DANÇA COMO FERRAMENTA INTEGRAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCOLAR. * APLICAR ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM COORDENAÇÃO, RITMO, ATENÇÃO E CRIATIVIDADE.
Data
28/07/2025 A 01/08/2025
Horário
8:00 - 10:00
Vagas disponíveis
17
Local do curso:
Disponível em Julho de 2025
Valor
R$350,00
|
|