ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

DETALHES DO CURSO

38 - Movimento e Cognição no Baby Class

Modalidade
Presencial

Pré-requisitos
Professores que desejam integrar práticas de dança que promovam o
desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional em crianças da primeira infância, utilizando abordagens lúdicas e centradas na formação humana.


Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.

Nascidos
Nascidos entre 1960 e 2007.

Público-alvo
Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de dança

Programa de aula
A DANÇA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
* IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO.
* RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA E HABILIDADES PRÉ-ACADÊMICAS.
* DANÇA E FORMAÇÃO EMOCIONAL: EMPATIA, COOPERAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO.
- FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A DANÇA
* CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO ENTRE 2 E 5 ANOS.
* ATIVIDADES APROPRIADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA.
* IDENTIFICAÇÃO E ESTÍMULO DE TALENTOS INDIVIDUAIS.
- ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO BABY CLASS
* JOGOS E BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM COORDENAÇÃO E RITMO.
* DINÂMICAS PARA ESTIMULAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E CRIATIVIDADE.
* UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO FITAS, BOLAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS.
- DANÇA E ALFABETIZAÇÃO CORPORAL
* INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LATERALIDADE, ESPACIALIDADE E EQUILÍBRIO.
* CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO MOTOR BÁSICO PARA A VIDA E A DANÇA.
* DANÇA COMO PREPARAÇÃO PARA HABILIDADES ESCOLARES, COMO ESCRITA E LEITURA.
- PLANEJAMENTO DE AULAS DE BABY CLASS
* ESTRUTURA DE UMA AULA EQUILIBRADA ENTRE TÉCNICA E LUDICIDADE.
* MÉTODOS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS.
* COMO ADAPTAR A AULA PARA DIFERENTES NÍVEIS E NECESSIDADES.
- IMPACTOS A LONGO PRAZO: A DANÇA NA VIDA ESCOLAR E PESSOAL
* COMO A PRÁTICA DA DANÇA NESSA IDADE IMPACTA O DESEMPENHO ESCOLAR FUTURO.
* A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NO APRENDIZADO.
* REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR COMO FORMADOR.
- ENCERRAMENTO E SESSÃO PRÁTICA
* APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXEMPLOS DE ATIVIDADES.
* COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS.
RESULTADOS ESPERADOS:
AO FINAL DO CURSO, OS PROFESSORES ESTARÃO CAPACITADOS A:
* PLANEJAR AULAS LÚDICAS E ESTRUTURADAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS.
* RECONHECER A DANÇA COMO FERRAMENTA INTEGRAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCOLAR.
* APLICAR ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM COORDENAÇÃO, RITMO, ATENÇÃO E CRIATIVIDADE.




Data
28/07/2025 A 01/08/2025

Horário
8:00 - 10:00

Vagas disponíveis
17

Local do curso:
Disponível em Julho de 2025

Valor
R$350,00

Lu Braga

Currículo
Bailarina profissional formada pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG, Neuropsicopedagoga e Psicomotricista. Com DRT de coreógrafa pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, também Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) de Produção em dança. Idealizadora, sócia-proprietária, diretora artística e pedagógica, da CriDança Centro de Artes Integradas. Autora dos livros "Metodologia
Coordenando-se I, II e III" e "Manual de Intervenção neuropsicopedagogica para aprimoramento de funções executivas" - projeto desenvolvido ao longo de 26 anos. Pesquisadora do Laboratório LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos neuropsicopedagógicos). Especialização em Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano, mestranda em neurociências aplicada à educação e pós graduanda em gerontopsicomotricidade com intuito de cada vez mais fundamentar, solidificar e
intensificar suas ações educacionais.

 
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.