ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

DETALHES DO CURSO

39 - Dança e Neurociência para Inclusão Infantil

Modalidade
Presencial

Pré-requisitos
Profissionais que tenham interesse em trabalhar com inclusão por meio da dança.

Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.

Nascidos
Nascidos entre 1960 e 2007.

Público-alvo
Professores de dança, pedagogos, psicomotricistas e terapeutas ocupacionais.
* educadores interessados em práticas inclusivas para crianças.
* pais e cuidadores que desejam entender como a dança pode apoiar o desenvolvimento infantil.


Programa de aula
TÓPICOS DO CURSO
1. INTRODUÇÃO: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO.
BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES.
A CONEXÃO ENTRE DANÇA, NEUROCIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO.
2. FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À INCLUSÃO
COMO O CÉREBRO PROCESSA O MOVIMENTO E A EMOÇÃO NA INFÂNCIA.
RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E NEURODIVERSIDADE.
PLASTICIDADE CEREBRAL: POTENCIAL DE APRENDIZADO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS.
3. COMPREENDENDO TRANSTORNOS COMUNS EM SALA DE AULA
TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO.
TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE): IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS DE REGULAÇÃO.
TDC (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO): DIFICULDADES MOTORAS E ABORDAGENS PRÁTICAS.
OUTROS TRANSTORNOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
4. A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO CONTEXTO INCLUSIVO
O QUE É E POR QUE REALIZAR UMA ANAMNESE DETALHADA.
IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E POTENCIAIS DA CRIANÇA.
FERRAMENTAS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O HISTÓRICO MOTOR, COGNITIVO E EMOCIONAL.
USO DOS DADOS DA ANAMNESE PARA PLANEJAR AULAS INCLUSIVAS E PERSONALIZADAS.
5. DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO INCLUSIVO
ATIVIDADES PARA CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL E FLEXIBILIDADE COGNITIVA.
DINÂMICAS QUE PROMOVEM AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL E SOCIALIZAÇÃO.
COMO A DANÇA CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA E A CONFIANÇA DAS CRIANÇAS.
6. PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA DE DANÇA
ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES.
JOGOS E EXERCÍCIOS QUE PROMOVEM COOPERAÇÃO E EMPATIA.
USO DE MATERIAIS E ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS NO ENSINO INCLUSIVO.
7. DANÇA E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO COMO LINGUAGEM.
ESTRATÉGIAS PARA INCLUIR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO VERBAL.
ATIVIDADES PARA FORTALECER A EXPRESSIVIDADE E O VÍNCULO ENTRE OS PARTICIPANTES.
8. PLANEJAMENTO DE AULAS INCLUSIVAS
ESTRUTURAÇÃO DE AULAS QUE ATENDAM A DIFERENTES NECESSIDADES.
CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS ACESSÍVEIS E ENVOLVENTES.
COMO AVALIAR E AJUSTAR ATIVIDADES PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
9. ESTUDOS DE CASO E REFLEXÕES PRÁTICAS
EXEMPLOS REAIS DE INCLUSÃO POR MEIO DA DANÇA.
DISCUSSÃO DE DESAFIOS ENFRENTADOS E SOLUÇÕES APLICADAS.
RELATOS SOBRE O IMPACTO DA DANÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS.
10. ENCERRAMENTO: DANÇA PARA TODOS
REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO.
COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E IDEIAS ENTRE OS PARTICIPANTES.
DINÂMICA FINAL DE GRUPO: CELEBRANDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DO MOVIMENTO.




Data
28/07/2025 A 01/08/2025

Horário
10:30 - 12:30

Vagas disponíveis
15

Local do curso:
Disponível em Julho de 2025

Valor
R$350,00

Lu Braga

Currículo
Bailarina profissional formada pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG, Neuropsicopedagoga e Psicomotricista. Com DRT de coreógrafa pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, também Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) de Produção em dança. Idealizadora, sócia-proprietária, diretora artística e pedagógica, da CriDança Centro de Artes Integradas. Autora dos livros "Metodologia
Coordenando-se I, II e III" e "Manual de Intervenção neuropsicopedagogica para aprimoramento de funções executivas" - projeto desenvolvido ao longo de 26 anos. Pesquisadora do Laboratório LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos neuropsicopedagógicos). Especialização em Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano, mestranda em neurociências aplicada à educação e pós graduanda em gerontopsicomotricidade com intuito de cada vez mais fundamentar, solidificar e
intensificar suas ações educacionais.

 
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.