39 - Dança e Neurociência para Inclusão Infantil
Modalidade
Presencial
Pré-requisitos
Profissionais que tenham interesse em trabalhar com inclusão por meio da dança.
Nível
Livre: conteúdo da aula não leva em consideração a experiência do participante no gênero.
Nascidos
Nascidos entre 1960 e 2007.
Público-alvo
Professores de dança, pedagogos, psicomotricistas e terapeutas ocupacionais. * educadores interessados em práticas inclusivas para crianças. * pais e cuidadores que desejam entender como a dança pode apoiar o desenvolvimento infantil.
Programa de aula
TÓPICOS DO CURSO 1. INTRODUÇÃO: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO. BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES. A CONEXÃO ENTRE DANÇA, NEUROCIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2. FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À INCLUSÃO COMO O CÉREBRO PROCESSA O MOVIMENTO E A EMOÇÃO NA INFÂNCIA. RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E NEURODIVERSIDADE. PLASTICIDADE CEREBRAL: POTENCIAL DE APRENDIZADO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. 3. COMPREENDENDO TRANSTORNOS COMUNS EM SALA DE AULA TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO. TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE): IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS DE REGULAÇÃO. TDC (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO): DIFICULDADES MOTORAS E ABORDAGENS PRÁTICAS. OUTROS TRANSTORNOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 4. A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO CONTEXTO INCLUSIVO O QUE É E POR QUE REALIZAR UMA ANAMNESE DETALHADA. IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E POTENCIAIS DA CRIANÇA. FERRAMENTAS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O HISTÓRICO MOTOR, COGNITIVO E EMOCIONAL. USO DOS DADOS DA ANAMNESE PARA PLANEJAR AULAS INCLUSIVAS E PERSONALIZADAS. 5. DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO INCLUSIVO ATIVIDADES PARA CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL E FLEXIBILIDADE COGNITIVA. DINÂMICAS QUE PROMOVEM AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL E SOCIALIZAÇÃO. COMO A DANÇA CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA E A CONFIANÇA DAS CRIANÇAS. 6. PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA DE DANÇA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES. JOGOS E EXERCÍCIOS QUE PROMOVEM COOPERAÇÃO E EMPATIA. USO DE MATERIAIS E ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS NO ENSINO INCLUSIVO. 7. DANÇA E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO COMO LINGUAGEM. ESTRATÉGIAS PARA INCLUIR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO VERBAL. ATIVIDADES PARA FORTALECER A EXPRESSIVIDADE E O VÍNCULO ENTRE OS PARTICIPANTES. 8. PLANEJAMENTO DE AULAS INCLUSIVAS ESTRUTURAÇÃO DE AULAS QUE ATENDAM A DIFERENTES NECESSIDADES. CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS ACESSÍVEIS E ENVOLVENTES. COMO AVALIAR E AJUSTAR ATIVIDADES PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS. 9. ESTUDOS DE CASO E REFLEXÕES PRÁTICAS EXEMPLOS REAIS DE INCLUSÃO POR MEIO DA DANÇA. DISCUSSÃO DE DESAFIOS ENFRENTADOS E SOLUÇÕES APLICADAS. RELATOS SOBRE O IMPACTO DA DANÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS. 10. ENCERRAMENTO: DANÇA PARA TODOS REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO. COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E IDEIAS ENTRE OS PARTICIPANTES. DINÂMICA FINAL DE GRUPO: CELEBRANDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DO MOVIMENTO.
Data
28/07/2025 A 01/08/2025
Horário
10:30 - 12:30
Vagas disponíveis
15
Local do curso:
Disponível em Julho de 2025
Valor
R$350,00
|
|