ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

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 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Matheus Brusa

Currículo
Diretor, coreógrafo, professor de dança contemporânea e composição coreográfica, jurado, cenógrafo, iluminador, palestrante, videomaker e compositor de trilhas sonoras.
Já conquistou centenas de prêmios, dentre eles 25 de melhor escola, 18 de melhor coreógrafo, 19 de melhor coreografia e 6 de melhor bailarino pelo Núcleo Artístico Ballet Margô, e mais de 30 editais municipais e federais pela Cia. Matheus Brusa. Dentre eles, destacam-se 4 prêmios da Funarte e 2 Rumos Dança/Videodança Itaú Cultural.
Recebeu 53 prêmios no Festival de Dança de Joinville, incluindo o de coreógrafo revelação em 2012 e o prêmio especial medalha de ouro por trilha sonora original em 2022. Foi indicado como melhor coreógrafo em 2013 e 2018 e melhor grupo em 2014. Professor de workshop em 2019 e de curso em 2021 no Festival de Dança de Joinville.
Cursou a especialização Corpo e Cultura na Universidade de Caxias do Sul e é graduado em Dança pela mesma instituição. Jurado do desfile das escolas de samba do Carnaval de São Paulo. Palestrante no 1º Congresso Online de Concepção Coreográfica e no 11º Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville.

Seus cursos
126 -Dança Contemporânea 

Público-alvo
Estudantes, professores e coreógrafos de dança - Júnior/Avançado

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos em dança contemporânea.

Programa de aula
Experimentos de possibilidades de pesquisa em dança contemporânea que gerem potências estruturais cartográficas, dramatúrgicas e corporificadoras, inspiradas na coreografia apresentada no ano de 2024 em conjunto sênior, na qual conquistou o primeiro lugar.
Tal escolha é baseada na repercussão do trabalho durante e após o festival, através de inúmeros feedbacks que relatavam, dentre outras questões, a vontade de experimentar tal dramaturgia e coreografia.
Outro fator determinante para a escolha desta obra como norte do curso é o mergulho no estudo atualmente, que está gerando configurações maiores a serem apresentadas em eventos e editais, possibilitando maior amadurecimento da obra como um todo, inclusive da trilha sonora a ser criada e executada ao vivo.
Para esta nova fase da pesquisa, que vem sendo desenvolvida desde 2006, o coreógrafo é um dos compositores da trilha e adquiriu um dispositivo eletrônico que cria/gera sonoridades no instante em que é tocado.
A primeira parte do workshop é inspirada na coreografia apresentada neste ano de 2024 no festival. Já na segunda metade, os alunos são instigados a criar sua própria movimentação através de diversas direções e orientações do professor.
Cada sonoridade apresentada para os alunos, através do dispositivo citado acima, deve gerar um movimento específico, sendo que toda vez tais sons são tocados em ordens aleatórias, instigando um estado de alerta, risco e concentração, essenciais para a arte contemporânea.
- compreensão acerca das possibilidades de entendimento da dança através da contemporaneidade;
- apresentação do conceito e das configurações da coreografia que irá nortear todo o workshop;
- desenvolvimento e ensino de células cartográficas a partir do conceito específico da coreografia apresentada no festival de 2024, como forma de experimentar na prática movimentações vistas recentemente no momento anterior a este;
- compreensão e estruturação da corporeidade através da experimentação das células ensinadas na parte anterior;
- conscientização dos fatores envolvidos que moldam a dramaturgia corporal e cênica;
- amadurecimento dramatúrgico em termos de interpretação dos movimentos;
- inserção considerável de expressões faciais que ajudam na estruturação da corporeidade/personagem e que moldam a forma de executar/interpretar os movimentos;
- apresentação do dispositivo de trilha sonora launchpad e suas possibilidades;
- definição das sonoridades que irão determinar a movimentação;
- estruturação da coreografia de aula;
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