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Erick Gutierrez
Currículo
Erick Gutierrez é um dos principais expoentes do Sapateado Norte-Americano no Brasil. Sua expertise e o amplo reconhecimento no cenário nacional da dança, o tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do exterior, além de receber convites para curadoria e gestão de alguns deles. Graduado em Educação Física, Erick é especialista em Tap Dance, Jazz Dance e Estudos em Processo Criativo e Composição Coreográfica. É autor e idealizador da Metodologia "Mais Que Tap", que tem como foco o ensino do Sapateado Norte-Americano no Brasil e já conta com alunos em mais de 15 estados do país. A trajetória de Erick Gutierrez engloba uma ampla gama de experiências. Atuou em musicais da Broadway no Brasil, participou de projetos artísticos na TV e no cinema, integrou companhias de dança, espetáculos e grandes produções corporativas como bailarino profissional, coreógrafo, produtor e diretor. Erick também participou da final do renomado Youth America Grand Prix, em Nova York, em 2007 e 2011, com conjuntos de Jazz Dance coreografados por Cristina Cará, alcançando a classificação mundial entre os top 12 do evento no ano de 2007. Além disso, Erick Gutierrez foi convidado como coreógrafo para o quadro "Dança dos Famosos" da TV Globo, e também foi jurado na seletiva do Festival de Dança de Joinville em 2023. Como um dos diretores do Tap in Fest Experience, um evento focado no intercâmbio e aperfeiçoamento de sapateadores, Erick contribui para promover o crescimento e a excelência nessa forma de expressão artística. Em 2024, Erick Gutierrez foi jurado e professor convidado do Festival de Dança de Joinville/SC.
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Seus cursos |
52 -Sapateado Norte-Americano
Público-alvo Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.
Pré-requisitos Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.
Programa de aula O curso oferece a oportunidade de explorar conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance, experienciando sequências coreográficas que transitam por diferentes abordagens, na assinatura e no estilo característicos da metodologia do professor Erick Gutierrez.
* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades e exercícios técnicos, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula. O curso sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.
* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos técnicos que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, polirritmia, agilidade, coordenação motora, dinâmicas e intenções de movimentos, acentuação, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática e atualização contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante o curso.
* As aulas serão estruturadas de forma progressiva, transitando entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante os encontros, passando por exercícios técnicos com conceitos e fundamentos do Tap Dance, abordando diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, agilidade, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão aprofundados aspectos como clareza técnica, dramaturgia, feeling e entrega.
O curso seguirá um formato progressivo, garantindo a revisão dos conteúdos anteriores e a introdução de novos desafios e propostas a cada aula, promovendo um aprendizado sólido, consciente e contínuo.
53 -Sapateado Norte Americano Infantil
Público-alvo Estudantes de Tap Dance a partir de 7 anos, que tenham interesse em explorar e vivenciar a modalidade de forma lúdica, dinâmica e envolvente.
Pré-requisitos O workshop é destinado a estudantes de Tap Dance com conhecimento básico da técnica, e um interesse genuíno em se entregar nas propostas oferecidas durante a aula.
Programa de aula A aula será conduzida de forma lúdica e interativa, permitindo que os alunos conheçam conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance por meio de jogos, atividades em grupo e sequências coreográficas. Tudo isso será trabalhado com a assinatura e estilo próprios da metodologia do professor Erick Gutierrez, estimulando o desenvolvimento da musicalidade, percepção rítmica, coordenação motora, criatividade e a expressividade dos jovens sapateadores.
* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades, jogos e exercícios para os cuidados com a evolução correta da técnica, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula. O workshop sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.
* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos das bases técnicas que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, coordenação motora, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas básicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; orientações sobre a dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante a aula.
* A aula transitará entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante a aula, passando por exercícios das bases técnicas do Tap Dance com seus respectivos conceitos e fundamentos, transitando em diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão observados e orientados aspectos como clareza técnica e dramaturgia.
O workshop proporcionará uma imersão dinâmica de vivências, explorando ferramentas e atividades que ampliam o vocabulário técnico e expressivo do corpo sapateante. A proposta é orientar os participantes em um processo de aprendizado progressivo dentro de suas individualidades, contribuindo para uma performance com mais qualidade, autenticidade e consciência.
54 -Processo Criativo e Composição Coreográfica - Prático Teórico
Público-alvo Coreógrafos, professores de dança, diretores de escolas de dança, bailarinos e apreciadores do fazer artístico, da pesquisa e criação em dança.
Pré-requisitos - Interesse em estudos sobre processos criativos em dança, composição coreográfica e seus desdobramentos. - Ser atuante ou ter ligação com a arte do movimento e na promoção de processos de criação. - Estar disposto a refletir pluralmente sobre as multi-visões sobre as temáticas abordadas. - Levar caneta e caderno de anotações. - Roupa confortável para se movimentar e interagir com as propostas abordadas na teoria.
Programa de aula TEÓRICO-PRÁTICO DE PROCESSO CRIATIVO E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA - MÓDULO 1
Objetivo do Curso: Promover reflexões e aprofundamentos nos processos criativos em dança e em estudos sobre composição coreográfica, oferecendo aos participantes olhares, ferramentas e estratégias para a criação dançante em diferentes modalidades, estilos e linguagens artísticas.
Programa de Ensino / Tópicos Abordados: 1. Diferenças entre processo criativo e composição coreográfica. 2. Análise do cotidiano e a interferência nas criações simétricas. 3. Compreensão dos pesos do palco e sua influência na criação em dança. 4. A importância das metodologias e das qualidades de ensino aplicadas à composição coreográfica. 5. Relação das potências/fragilidades dos intérpretes e obras coreográficas de qualidade. 6. Ferramentas e estratégias de criação para desenvolvimento de identidade corporal e pesquisa gestual. 7. Conhecendo e entendendo os recursos coreográficos. 8. Compreensão do olho vivo e ativo como resultado cênico. 9. Reflexões de um jurado inquieto. 10. Bate-papo de encerramento e agradecimento.
Metodologia e Cronograma: - Diálogos sobre o fazer da dança, evolução dos processos e reflexões coletivas. - Mesa redonda para debates e questionamentos. - Aplicação da teoria na prática. - Utilização de projetor/slides, textos de acompanhamento, imagens e direção de movimento em interação com os participantes.
Resultados Esperados: Ao final do workshop, os participantes estarão aptos a desenvolver um pensamento mais crítico, estruturado e criativo sobre as composições coreográficas, podendo aplicar as ferramentas e estratégias debatidas na construção de obras autorais e no desenvolvimento de processos artísticos mais aprofundados e cuidadosos.
55 -Sapateado Norte Americano
Público-alvo Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.
Pré-requisitos O workshop é destinado a estudantes, professores e apreciadores do Tap Dance que tenham conhecimento e domínio intermediário/avançado da técnica e um interesse genuíno em se entregar nas propostas oferecidas e aprofundar seus estudos na modalidade.
Programa de aula O workshop oferece a oportunidade de explorar conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance, experienciando sequências coreográficas que transitam por diferentes abordagens, na assinatura e no estilo característicos da metodologia do professor Erick Gutierrez.
* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades e exercícios técnicos, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula. O workshop sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.
* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos técnicos que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, polirritmia, agilidade, coordenação motora, dinâmicas e intenções de movimentos, acentuação, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática e atualização contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante o curso.
* A aula transitará entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante a aula, passando por exercícios técnicos com conceitos e fundamentos do Tap Dance, abordando diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, agilidade, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão aprofundados aspectos como clareza técnica, dramaturgia, feeling e entrega.
O workshop proporcionará uma imersão dinâmica de vivências, explorando ferramentas, atividades e exercícios com diálogos em pesquisa e experimentações que ampliam o vocabulário técnico e expressivo do corpo sapateante. A proposta é orientar os participantes em um processo de aprendizado progressivo dentro de suas individualidades, contribuindo para uma performance com mais qualidade, autenticidade e consciência.
Para alunos que também se inscreverem no Curso de Sapateado Norte-Americano Intermediário/Avançado com o professor Erick Gutierrez, serão apresentadas propostas de atividades e dinâmicas distintas das trabalhadas no curso, garantindo uma experiência ainda mais ampla e diversificada, com novos conteúdos que enriquecem as vivências dos participantes. |
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