ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA BOTAFOGO
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLINHOS DE JESUS
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DANA NAIM
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 ROZAN
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Erick Gutierrez

Currículo
Erick Gutierrez é um dos principais expoentes do Sapateado Norte-Americano no Brasil. Sua expertise e o amplo reconhecimento no cenário nacional da dança, o tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do exterior, além de receber convites para curadoria e gestão de alguns deles.
Graduado em Educação Física, Erick é especialista em Tap Dance, Jazz Dance e Estudos em Processo Criativo e Composição Coreográfica. É autor e idealizador da Metodologia "Mais Que Tap", que tem como foco o ensino do Sapateado Norte-Americano no Brasil e já conta com alunos em mais de 15 estados do país. A trajetória de Erick Gutierrez engloba uma ampla gama de experiências. Atuou em musicais da Broadway no Brasil, participou de projetos artísticos na TV e no cinema, integrou companhias de dança, espetáculos e grandes produções corporativas como bailarino profissional, coreógrafo, produtor e diretor. Erick também participou da final do renomado Youth America Grand Prix, em Nova York, em 2007 e 2011, com conjuntos de Jazz Dance coreografados por Cristina Cará, alcançando a classificação mundial entre os top 12 do evento no ano de 2007. Além disso, Erick Gutierrez foi convidado como coreógrafo para o quadro "Dança dos Famosos" da TV Globo, e também foi jurado na seletiva do Festival de Dança de Joinville em 2023. Como um dos diretores do Tap in Fest Experience, um evento focado no intercâmbio e aperfeiçoamento de sapateadores, Erick contribui para promover o crescimento e a excelência nessa forma de expressão artística. Em 2024, Erick Gutierrez foi jurado e professor convidado do Festival de Dança de Joinville/SC.

Seus cursos
52 -Sapateado Norte-Americano 

Público-alvo
Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.

Pré-requisitos
Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.

Programa de aula
O curso oferece a oportunidade de explorar conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance, experienciando sequências coreográficas que transitam por diferentes abordagens, na assinatura e no estilo característicos da metodologia do professor Erick Gutierrez.

* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades e exercícios técnicos, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula.
O curso sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.

* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos técnicos que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, polirritmia, agilidade, coordenação motora, dinâmicas e intenções de movimentos, acentuação, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática e atualização contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante o curso.

* As aulas serão estruturadas de forma progressiva, transitando entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante os encontros, passando por exercícios técnicos com conceitos e fundamentos do Tap Dance, abordando diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, agilidade, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão aprofundados aspectos como clareza técnica, dramaturgia, feeling e entrega.

O curso seguirá um formato progressivo, garantindo a revisão dos conteúdos anteriores e a introdução de novos desafios e propostas a cada aula, promovendo um aprendizado sólido, consciente e contínuo.

53 -Sapateado Norte Americano Infantil 

Público-alvo
Estudantes de Tap Dance a partir de 7 anos, que tenham interesse em explorar e vivenciar a modalidade de forma lúdica, dinâmica e envolvente.

Pré-requisitos
O workshop é destinado a estudantes de Tap Dance com conhecimento básico da técnica, e um interesse genuíno em se entregar nas propostas oferecidas durante a aula.

Programa de aula
A aula será conduzida de forma lúdica e interativa, permitindo que os alunos conheçam conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance por meio de jogos, atividades em grupo e sequências coreográficas. Tudo isso será trabalhado com a assinatura e estilo próprios da metodologia do professor Erick Gutierrez, estimulando o desenvolvimento da musicalidade, percepção rítmica, coordenação motora, criatividade e a expressividade dos jovens sapateadores.

* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades, jogos e exercícios para os cuidados com a evolução correta da técnica, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula. O workshop sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.

* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos das bases técnicas que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, coordenação motora, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas básicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; orientações sobre a dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante a aula.

* A aula transitará entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante a aula, passando por exercícios das bases técnicas do Tap Dance com seus respectivos conceitos e fundamentos, transitando em diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão observados e orientados aspectos como clareza técnica e dramaturgia.

O workshop proporcionará uma imersão dinâmica de vivências, explorando ferramentas e atividades que ampliam o vocabulário técnico e expressivo do corpo sapateante. A proposta é orientar os participantes em um processo de aprendizado progressivo dentro de suas individualidades, contribuindo para uma performance com mais qualidade, autenticidade e consciência.

54 -Processo Criativo e Composição Coreográfica - Prático Teórico 

Público-alvo
Coreógrafos, professores de dança, diretores de escolas de dança, bailarinos e apreciadores do fazer artístico, da pesquisa e criação em dança.

Pré-requisitos
- Interesse em estudos sobre processos criativos em dança, composição coreográfica e seus desdobramentos.
- Ser atuante ou ter ligação com a arte do movimento e na promoção de processos de criação.
- Estar disposto a refletir pluralmente sobre as multi-visões sobre as temáticas abordadas.
- Levar caneta e caderno de anotações.
- Roupa confortável para se movimentar e interagir com as propostas abordadas na teoria.

Programa de aula
TEÓRICO-PRÁTICO DE PROCESSO CRIATIVO E COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA - MÓDULO 1

Objetivo do Curso: Promover reflexões e aprofundamentos nos processos criativos em dança e em estudos sobre composição coreográfica, oferecendo aos participantes olhares, ferramentas e estratégias para a criação dançante em diferentes modalidades, estilos e linguagens artísticas.

Programa de Ensino / Tópicos Abordados:
1. Diferenças entre processo criativo e composição coreográfica.
2. Análise do cotidiano e a interferência nas criações simétricas.
3. Compreensão dos pesos do palco e sua influência na criação em dança.
4. A importância das metodologias e das qualidades de ensino aplicadas à composição coreográfica.
5. Relação das potências/fragilidades dos intérpretes e obras coreográficas de qualidade.
6. Ferramentas e estratégias de criação para desenvolvimento de identidade corporal e pesquisa gestual.
7. Conhecendo e entendendo os recursos coreográficos.
8. Compreensão do olho vivo e ativo como resultado cênico.
9. Reflexões de um jurado inquieto.
10. Bate-papo de encerramento e agradecimento.

Metodologia e Cronograma:
- Diálogos sobre o fazer da dança, evolução dos processos e reflexões coletivas.
- Mesa redonda para debates e questionamentos.
- Aplicação da teoria na prática.
- Utilização de projetor/slides, textos de acompanhamento, imagens e direção de movimento em interação com os participantes.

Resultados Esperados:
Ao final do workshop, os participantes estarão aptos a desenvolver um pensamento mais crítico, estruturado e criativo sobre as composições coreográficas, podendo aplicar as ferramentas e estratégias debatidas na construção de obras autorais e no desenvolvimento de processos artísticos mais aprofundados e cuidadosos.

55 -Sapateado Norte Americano 

Público-alvo
Estudantes, jovens e adultos a partir de 12 anos, bem como profissionais da dança que desejam aprimorar seus conhecimentos e se atualizar na modalidade.

Pré-requisitos
O workshop é destinado a estudantes, professores e apreciadores do Tap Dance que tenham conhecimento e domínio intermediário/avançado da técnica e um interesse genuíno em se entregar nas propostas oferecidas e aprofundar seus estudos na modalidade.

Programa de aula
O workshop oferece a oportunidade de explorar conceitos, terminologias e combinações do Tap Dance, experienciando sequências coreográficas que transitam por diferentes abordagens, na assinatura e no estilo característicos da metodologia do professor Erick Gutierrez.

* Programa de aula: Apresentação das características do Tap Dance, com orientações sobre as posições do corpo que sapateia, compreendendo que o Sapateado possui técnica específica, qualidades próprias e dicionário amplo e elástico. Essas características serão abordadas desde o pré-aquecimento, percorrendo por dinâmicas, atividades e exercícios técnicos, até a finalização com sequências coreográficas dançadas de aula.
O workshop sempre sublinhará a relação entre o estudo da dança e da música na linguagem do Tap Dance.

* Trabalharemos: Pré-aquecimento e aquecimento; conceitos e fundamentos técnicos que transitam no universo do Tap Dance como: ritmo, musicalidade, polirritmia, agilidade, coordenação motora, dinâmicas e intenções de movimentos, acentuação, correção da biomecânica dos movimentos, jogos de percepção rítmica, técnicas de improvisação e criatividade, combinações de passos em ordem crescente de dificuldade enfatizando sempre a terminologia; dramaturgia, presença e entrega; tudo isso vinculado com a propriocepção corporal; concluindo com os alongamentos, considerações do professor e dos participantes, incentivando reflexões sobre o aprendizado, estimulando a prática e atualização contínua, até os agradecimentos e despedida, consolidando o aprendizado e promovendo a conexão criada durante o curso.

* A aula transitará entre o aquecer-acordar do corpo para as movimentações e estilos que serão propostos, trabalhando também a mobilidade de membros superiores que serão utilizados durante a aula, passando por exercícios técnicos com conceitos e fundamentos do Tap Dance, abordando diferentes possibilidades de ocupação do espaço, como atividades no centro, em círculos, e também em diagonais e laterais da sala, com objetivos de deslocamentos aliados a coordenação motora, agilidade, musicalidade e presença cênica, além de dinâmicas em duplas e/ou grupos, se encerrando com a coreografia de fim de aula onde serão aprofundados aspectos como clareza técnica, dramaturgia, feeling e entrega.

O workshop proporcionará uma imersão dinâmica de vivências, explorando ferramentas, atividades e exercícios com diálogos em pesquisa e experimentações que ampliam o vocabulário técnico e expressivo do corpo sapateante. A proposta é orientar os participantes em um processo de aprendizado progressivo dentro de suas individualidades, contribuindo para uma performance com mais qualidade, autenticidade e consciência.

Para alunos que também se inscreverem no Curso de Sapateado Norte-Americano Intermediário/Avançado com o professor Erick Gutierrez, serão apresentadas propostas de atividades e dinâmicas distintas das trabalhadas no curso, garantindo uma experiência ainda mais ampla e diversificada, com novos conteúdos que enriquecem as vivências dos participantes.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.