ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA BOTAFOGO
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLINHOS DE JESUS
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DANA NAIM
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 ROZAN
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Lu Braga

Currículo
Bailarina profissional formada pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG, Neuropsicopedagoga e Psicomotricista. Com DRT de coreógrafa pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, também Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) de Produção em dança. Idealizadora, sócia-proprietária, diretora artística e pedagógica, da CriDança Centro de Artes Integradas. Autora dos livros "Metodologia
Coordenando-se I, II e III" e "Manual de Intervenção neuropsicopedagogica para aprimoramento de funções executivas" - projeto desenvolvido ao longo de 26 anos. Pesquisadora do Laboratório LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos neuropsicopedagógicos). Especialização em Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano, mestranda em neurociências aplicada à educação e pós graduanda em gerontopsicomotricidade com intuito de cada vez mais fundamentar, solidificar e
intensificar suas ações educacionais.

Seus cursos
35 -Coordenando-se I e II 

Público-alvo
Professores, pedagogos, psicomotricistas, profissionais da educação física, fonoaudiólogos, neuropsicopedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas.

Pré-requisitos
Acreditar que corpo e mente são interdependentes portanto desenvolvendo habilidades motoras aliadas à cognição elevamos a dança em sua potência para o desenvolvimento humanos no aspecto físico, cognitivo, emocional e social.

Programa de aula
- Ampulheta de Gallahue - fases motoras fundamental e especializada de 2 a 14
- o que trabalhar a cada etapa do desenvolvimento da criança
- relação da dança com o aprendizado escolar
- Coordenação motora: grossa / fina
- benefícios do bom desenvolvimento motor
- consequências da falta do desenvolvimento motor
- apresentação e memorização da codificação da metodologia coordenando-se
- atividades motricidade grossa dos livros coordenando-se I e II
- Atividades motricidade fina livro II
- reflexões, duvidas

36 -Coordenando-se III adaptado ao para balé clássico + coordenando-se sênior 

Público-alvo
Profissionais de dança, fisioterapeutas, educadores físicos e demais interessados no trabalho com idosos.

Pré-requisitos
Acreditar na importância do lúdico, da emoção e do afeto no processo ensino aprendizagem.

Programa de aula
COORDENANDO-SE III
- APRESENTAÇÃO DA CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE
- METODOLOGIA COORDENANDO-SE PARA ENSINAR:
POSIÇÕES DE PÉS
POSIÇÕES DE BRAÇOS
PORT DE BRAS
ECHAPPES
ASSEMBLES
SISSONES
GRAND JETES
JETES
PAS DE VALSE
PAS DE BASQUE CÊNICO
LITERATURAS
O CURSO AULAS TEMÁTICAS COORDENANDO-SE - LITERATURA INFANTIL É UMA PROPOSTA QUE INTEGRA A CRIAÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES
RESPEITANDO A CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA, CONTRIBUINDO NA VIVÊNCIA PRÁTICA DE UMA HISTÓRIA, CONTADA ATRAVÉS DOS
LIVROS INFANTIS. NESSE CENÁRIO LÚDICO E FÉRTIL PARA NOVAS POSSIBILIDADES, A METODOLOGIA VEM PARA CONTRIBUIR COM A
PRÁTICA CORPORAL NA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA.
O CURSO VISA TAMBÉM TRAZER FERRAMENTAS PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR AO CRIAR E PROPOR ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS
INSPIRADAS NAS HISTÓRIAS DOS LIVROS INFANTIS.1
1 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO
2 - LIÇÕES DE VIDA APRESENTADAS NO LIVRO
3 - ATIVIDADES PRÁTICAS DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE ALIADA À LITERATURA ESTUDADA
4 - CULMINÂNCIA - RETROSPECTIVA, COMPARTILHAMENTO DE REFLEXÕES
COORDENANDO-SE SENIOR - 5hs
- INTRODUÇÃO
* BREVE HISTÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
* BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O PÚBLICO IDOSO: NEUROPLASTICIDADE E SAÚDE INTEGRAL.
* DISCUSSÃO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA.
- BASES NEUROCIENTÍFICAS APLICADAS
* RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS.
* IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS (CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL, FLEXIBILIDADE COGNITIVA).
* IMPACTO DA PRÁTICA MOTORA NA PREVENÇÃO DE DECLÍNIO COGNITIVO.
- ESTRUTURAÇÃO DAS AULAS COM IDOSOS
* PLANEJAMENTO E PROGRESSÃO DE ATIVIDADES.
* USO DE MATERIAIS E ADAPTAÇÕES: QUADRADOS, CÍRCULOS, FIGURAS COORDENANDO-SE.
* EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA.
- PRÁTICAS INTEGRADAS: CORPO E COGNIÇÃO EM MOVIMENTO
* DINÂMICAS DE GRUPO: JOGOS E DESAFIOS LÚDICOS.
* ATIVIDADES DE DUPLA E EM GRUPO, ENFATIZANDO SOCIALIZAÇÃO E CONFIANÇA.
* EXERCÍCIOS PARA EQUILÍBRIO, LATERALIDADE E RITMO.
- ESTUDOS DE CASO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
* EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA COM IDOSOS.
* DISCUSSÃO DE DESAFIOS COMUNS E SOLUÇÕES CRIATIVAS.
* COMO AVALIAR OS RESULTADOS DAS INTERVENÇÕES.
- ENCERRAMENTO: REFLEXÃO E PRÁTICA
* SESSÃO PRÁTICA INTEGRANDO OS APRENDIZADOS.
* REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO FACILITADOR.
* ESPAÇO PARA DÚVIDAS E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS.

37 -Dança, emoção e cognição 

Público-alvo
Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de
dança.

Pré-requisitos
Acreditar na importância do lúdico, da emoção e do afeto no processo ensino aprendizagem.

Programa de aula
- O QUE É COGNIÇÃO
- O QUE SÃO FUNÇÕES COGNITIVAS
- O QUE SÃO FUNÇÕES EXECUTIVAS
- QUAIS SÃO AS FUNÇÕES COGNITIVAS E EXECUTIVAS
- PERCEPÇÃO /TIPOS DE ATENÇÃO / MEMÓRIA / LINGUAGEM DESENVOLVIDAS NA DANÇA
- CONTROLE INIBITÓRIO / FLEXIBILIDADE COGNITIVA / RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS / MEMÓRIA OPERACIONAL DESENVOLVIDAS NA
DANÇA
- RELAÇÃO DA DANÇA E A FELICIDADE - DANÇA E EMOÇÃO
- DANÇA E INCLUSÃO - UM OLHAR PARA SINGULARIDADE HUMANA E A PLURALIDADE SOCIAL EM QUE VIVEMOS.
- PRATICAS DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO ALIADA À DANÇA
- PRATICAS DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO AFETIVO, SOCIAL E EMOCIONAL DESENVOLVIDO NA DANÇA
- JOGOS COLABORATIVOS
- GINCANA
- GAMEFICAÇÃO PARA SALAS DE AULA
- ABORDAGEM DA RELEVANCIA DO PRAZER E DO SIGNIFICADO DO CONTEÚDO OFERECIDO PARA QUE A SALA DE AULA SEJA UM
AMBIENTE FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM.

38 -Movimento e Cognição no Baby Class 

Público-alvo
Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de dança

Pré-requisitos
Professores que desejam integrar práticas de dança que promovam o
desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional em crianças da primeira infância, utilizando abordagens lúdicas e centradas na formação humana.

Programa de aula
A DANÇA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
* IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO.
* RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA E HABILIDADES PRÉ-ACADÊMICAS.
* DANÇA E FORMAÇÃO EMOCIONAL: EMPATIA, COOPERAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO.
- FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A DANÇA
* CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO ENTRE 2 E 5 ANOS.
* ATIVIDADES APROPRIADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA.
* IDENTIFICAÇÃO E ESTÍMULO DE TALENTOS INDIVIDUAIS.
- ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO BABY CLASS
* JOGOS E BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM COORDENAÇÃO E RITMO.
* DINÂMICAS PARA ESTIMULAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E CRIATIVIDADE.
* UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO FITAS, BOLAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS.
- DANÇA E ALFABETIZAÇÃO CORPORAL
* INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LATERALIDADE, ESPACIALIDADE E EQUILÍBRIO.
* CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO MOTOR BÁSICO PARA A VIDA E A DANÇA.
* DANÇA COMO PREPARAÇÃO PARA HABILIDADES ESCOLARES, COMO ESCRITA E LEITURA.
- PLANEJAMENTO DE AULAS DE BABY CLASS
* ESTRUTURA DE UMA AULA EQUILIBRADA ENTRE TÉCNICA E LUDICIDADE.
* MÉTODOS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS.
* COMO ADAPTAR A AULA PARA DIFERENTES NÍVEIS E NECESSIDADES.
- IMPACTOS A LONGO PRAZO: A DANÇA NA VIDA ESCOLAR E PESSOAL
* COMO A PRÁTICA DA DANÇA NESSA IDADE IMPACTA O DESEMPENHO ESCOLAR FUTURO.
* A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NO APRENDIZADO.
* REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR COMO FORMADOR.
- ENCERRAMENTO E SESSÃO PRÁTICA
* APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXEMPLOS DE ATIVIDADES.
* COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS.
RESULTADOS ESPERADOS:
AO FINAL DO CURSO, OS PROFESSORES ESTARÃO CAPACITADOS A:
* PLANEJAR AULAS LÚDICAS E ESTRUTURADAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS.
* RECONHECER A DANÇA COMO FERRAMENTA INTEGRAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCOLAR.
* APLICAR ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM COORDENAÇÃO, RITMO, ATENÇÃO E CRIATIVIDADE.

39 -Dança e Neurociência para Inclusão Infantil 

Público-alvo
Professores de dança, pedagogos, psicomotricistas e terapeutas ocupacionais.
* educadores interessados em práticas inclusivas para crianças.
* pais e cuidadores que desejam entender como a dança pode apoiar o desenvolvimento infantil.

Pré-requisitos
Profissionais que tenham interesse em trabalhar com inclusão por meio da dança.

Programa de aula
TÓPICOS DO CURSO
1. INTRODUÇÃO: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO.
BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES.
A CONEXÃO ENTRE DANÇA, NEUROCIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO.
2. FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À INCLUSÃO
COMO O CÉREBRO PROCESSA O MOVIMENTO E A EMOÇÃO NA INFÂNCIA.
RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E NEURODIVERSIDADE.
PLASTICIDADE CEREBRAL: POTENCIAL DE APRENDIZADO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS.
3. COMPREENDENDO TRANSTORNOS COMUNS EM SALA DE AULA
TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO.
TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE): IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS DE REGULAÇÃO.
TDC (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO): DIFICULDADES MOTORAS E ABORDAGENS PRÁTICAS.
OUTROS TRANSTORNOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
4. A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO CONTEXTO INCLUSIVO
O QUE É E POR QUE REALIZAR UMA ANAMNESE DETALHADA.
IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E POTENCIAIS DA CRIANÇA.
FERRAMENTAS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O HISTÓRICO MOTOR, COGNITIVO E EMOCIONAL.
USO DOS DADOS DA ANAMNESE PARA PLANEJAR AULAS INCLUSIVAS E PERSONALIZADAS.
5. DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO INCLUSIVO
ATIVIDADES PARA CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL E FLEXIBILIDADE COGNITIVA.
DINÂMICAS QUE PROMOVEM AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL E SOCIALIZAÇÃO.
COMO A DANÇA CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA E A CONFIANÇA DAS CRIANÇAS.
6. PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA DE DANÇA
ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES.
JOGOS E EXERCÍCIOS QUE PROMOVEM COOPERAÇÃO E EMPATIA.
USO DE MATERIAIS E ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS NO ENSINO INCLUSIVO.
7. DANÇA E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO COMO LINGUAGEM.
ESTRATÉGIAS PARA INCLUIR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO VERBAL.
ATIVIDADES PARA FORTALECER A EXPRESSIVIDADE E O VÍNCULO ENTRE OS PARTICIPANTES.
8. PLANEJAMENTO DE AULAS INCLUSIVAS
ESTRUTURAÇÃO DE AULAS QUE ATENDAM A DIFERENTES NECESSIDADES.
CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS ACESSÍVEIS E ENVOLVENTES.
COMO AVALIAR E AJUSTAR ATIVIDADES PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
9. ESTUDOS DE CASO E REFLEXÕES PRÁTICAS
EXEMPLOS REAIS DE INCLUSÃO POR MEIO DA DANÇA.
DISCUSSÃO DE DESAFIOS ENFRENTADOS E SOLUÇÕES APLICADAS.
RELATOS SOBRE O IMPACTO DA DANÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS.
10. ENCERRAMENTO: DANÇA PARA TODOS
REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO.
COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E IDEIAS ENTRE OS PARTICIPANTES.
DINÂMICA FINAL DE GRUPO: CELEBRANDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DO MOVIMENTO.

40 -Corpo que Pensa: Dança e Neurociência Aplicadas 

Público-alvo
Professores de dança de diferentes modalidades, educadores físicos e psicomotricistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, pedagogos interessados em práticas motoras aplicadas, profissionais da saúde e da educação que trabalham com o desenvolvimento humano por meio do movimento.

Pré-requisitos
Professores e diretores interesse em explorar a relação entre dança, neurociência e aprendizado.
* experiência mínima com ensino ou prática de dança, ou com atividades motoras em grupos.
* não é necessário conhecimento prévio em neurociência, pois os fundamentos serão introduzidos no curso.

Programa de aula
- INTRODUÇÃO: O CORPO QUE PENSA
* A RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO, CÉREBRO E APRENDIZADO.
* DANÇA COMO PRÁTICA NEUROEDUCACIONAL.
* IMPACTOS DA DANÇA NA PLASTICIDADE CEREBRAL E NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS.
- FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À DANÇA
* CONEXÕES ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E EMOÇÃO.
* NEUROPLASTICIDADE: APRENDIZAGEM CONTÍNUA ATRAVÉS DA DANÇA.
- DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS
* CONTROLE INIBITÓRIO: COMO A DANÇA AJUDA NA AUTORREGULAÇÃO.
* MEMÓRIA OPERACIONAL E SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS.
* FLEXIBILIDADE COGNITIVA: ADAPTAÇÃO E CRIATIVIDADE EM MOVIMENTO.
- MOVIMENTO COMO LINGUAGEM DO PENSAMENTO
* O CORPO COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO.
* DANÇA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS.
* EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO, RITMO E LATERALIDADE COMO ESTÍMULOS COGNITIVOS.
- PRÁTICAS NEUROCOGNITIVAS NA DANÇA
* ATIVIDADES QUE INTEGRAM CORPO E MENTE.
* JOGOS E DINÂMICAS PARA TRABALHAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO ESPACIAL.
* ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE POR MEIO DO MOVIMENTO.
- A DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E BEM-ESTAR
* COMO TRABALHAR COM DIFERENTES PÚBLICOS E NECESSIDADES.
* DANÇA COMO TERAPIA PARA TRANSTORNOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS.
* BENEFÍCIOS FÍSICOS E MENTAIS DA PRÁTICA REGULAR.
- PLANEJAMENTO DE AULAS BASEADAS NA NEUROCIÊNCIA
* COMO ESTRUTURAR AULAS QUE INTEGREM CONCEITOS DE NEUROCIÊNCIA E DANÇA.
* ATIVIDADES PRÁTICAS PARA DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E HABILIDADES.
* FERRAMENTAS PARA AVALIAR O IMPACTO DA DANÇA NO APRENDIZADO.
- ESTUDOS DE CASO: RESULTADOS TRANSFORMADORES
* EXEMPLOS DE COMO A DANÇA IMPACTOU O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO.
* RELATOS SOBRE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO POR MEIO DO MOVIMENTO.
* REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E SOLUÇÕES PRÁTICAS.
- ENCERRAMENTO: REFLEXÃO E INSPIRAÇÃO
* O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR.
* CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDEIAS E ABORDAGENS BASEADAS NA DANÇA E NA NEUROCIÊNCIA.
* DISCUSSÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PARTICIPANTES
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.