|
Lu Braga
Currículo
Bailarina profissional formada pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMG, Neuropsicopedagoga e Psicomotricista. Com DRT de coreógrafa pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, também Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) de Produção em dança. Idealizadora, sócia-proprietária, diretora artística e pedagógica, da CriDança Centro de Artes Integradas. Autora dos livros "Metodologia Coordenando-se I, II e III" e "Manual de Intervenção neuropsicopedagogica para aprimoramento de funções executivas" - projeto desenvolvido ao longo de 26 anos. Pesquisadora do Laboratório LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos neuropsicopedagógicos). Especialização em Psicologia Positiva para o Desenvolvimento Humano, mestranda em neurociências aplicada à educação e pós graduanda em gerontopsicomotricidade com intuito de cada vez mais fundamentar, solidificar e intensificar suas ações educacionais.
|
|
Seus cursos |
35 -Coordenando-se I e II
Público-alvo Professores, pedagogos, psicomotricistas, profissionais da educação física, fonoaudiólogos, neuropsicopedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas.
Pré-requisitos Acreditar que corpo e mente são interdependentes portanto desenvolvendo habilidades motoras aliadas à cognição elevamos a dança em sua potência para o desenvolvimento humanos no aspecto físico, cognitivo, emocional e social.
Programa de aula - Ampulheta de Gallahue - fases motoras fundamental e especializada de 2 a 14 - o que trabalhar a cada etapa do desenvolvimento da criança - relação da dança com o aprendizado escolar - Coordenação motora: grossa / fina - benefícios do bom desenvolvimento motor - consequências da falta do desenvolvimento motor - apresentação e memorização da codificação da metodologia coordenando-se - atividades motricidade grossa dos livros coordenando-se I e II - Atividades motricidade fina livro II - reflexões, duvidas
36 -Coordenando-se III adaptado ao para balé clássico + coordenando-se sênior
Público-alvo Profissionais de dança, fisioterapeutas, educadores físicos e demais interessados no trabalho com idosos.
Pré-requisitos Acreditar na importância do lúdico, da emoção e do afeto no processo ensino aprendizagem.
Programa de aula COORDENANDO-SE III - APRESENTAÇÃO DA CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE - METODOLOGIA COORDENANDO-SE PARA ENSINAR: POSIÇÕES DE PÉS POSIÇÕES DE BRAÇOS PORT DE BRAS ECHAPPES ASSEMBLES SISSONES GRAND JETES JETES PAS DE VALSE PAS DE BASQUE CÊNICO LITERATURAS O CURSO AULAS TEMÁTICAS COORDENANDO-SE - LITERATURA INFANTIL É UMA PROPOSTA QUE INTEGRA A CRIAÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES RESPEITANDO A CODIFICAÇÃO DA METODOLOGIA, CONTRIBUINDO NA VIVÊNCIA PRÁTICA DE UMA HISTÓRIA, CONTADA ATRAVÉS DOS LIVROS INFANTIS. NESSE CENÁRIO LÚDICO E FÉRTIL PARA NOVAS POSSIBILIDADES, A METODOLOGIA VEM PARA CONTRIBUIR COM A PRÁTICA CORPORAL NA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA. O CURSO VISA TAMBÉM TRAZER FERRAMENTAS PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR AO CRIAR E PROPOR ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS INSPIRADAS NAS HISTÓRIAS DOS LIVROS INFANTIS.1 1 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO 2 - LIÇÕES DE VIDA APRESENTADAS NO LIVRO 3 - ATIVIDADES PRÁTICAS DA METODOLOGIA COORDENANDO-SE ALIADA À LITERATURA ESTUDADA 4 - CULMINÂNCIA - RETROSPECTIVA, COMPARTILHAMENTO DE REFLEXÕES COORDENANDO-SE SENIOR - 5hs - INTRODUÇÃO * BREVE HISTÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. * BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O PÚBLICO IDOSO: NEUROPLASTICIDADE E SAÚDE INTEGRAL. * DISCUSSÃO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA. - BASES NEUROCIENTÍFICAS APLICADAS * RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS. * IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS (CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL, FLEXIBILIDADE COGNITIVA). * IMPACTO DA PRÁTICA MOTORA NA PREVENÇÃO DE DECLÍNIO COGNITIVO. - ESTRUTURAÇÃO DAS AULAS COM IDOSOS * PLANEJAMENTO E PROGRESSÃO DE ATIVIDADES. * USO DE MATERIAIS E ADAPTAÇÕES: QUADRADOS, CÍRCULOS, FIGURAS COORDENANDO-SE. * EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA. - PRÁTICAS INTEGRADAS: CORPO E COGNIÇÃO EM MOVIMENTO * DINÂMICAS DE GRUPO: JOGOS E DESAFIOS LÚDICOS. * ATIVIDADES DE DUPLA E EM GRUPO, ENFATIZANDO SOCIALIZAÇÃO E CONFIANÇA. * EXERCÍCIOS PARA EQUILÍBRIO, LATERALIDADE E RITMO. - ESTUDOS DE CASO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO * EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA COM IDOSOS. * DISCUSSÃO DE DESAFIOS COMUNS E SOLUÇÕES CRIATIVAS. * COMO AVALIAR OS RESULTADOS DAS INTERVENÇÕES. - ENCERRAMENTO: REFLEXÃO E PRÁTICA * SESSÃO PRÁTICA INTEGRANDO OS APRENDIZADOS. * REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO FACILITADOR. * ESPAÇO PARA DÚVIDAS E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS.
37 -Dança, emoção e cognição
Público-alvo Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de dança.
Pré-requisitos Acreditar na importância do lúdico, da emoção e do afeto no processo ensino aprendizagem.
Programa de aula - O QUE É COGNIÇÃO - O QUE SÃO FUNÇÕES COGNITIVAS - O QUE SÃO FUNÇÕES EXECUTIVAS - QUAIS SÃO AS FUNÇÕES COGNITIVAS E EXECUTIVAS - PERCEPÇÃO /TIPOS DE ATENÇÃO / MEMÓRIA / LINGUAGEM DESENVOLVIDAS NA DANÇA - CONTROLE INIBITÓRIO / FLEXIBILIDADE COGNITIVA / RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS / MEMÓRIA OPERACIONAL DESENVOLVIDAS NA DANÇA - RELAÇÃO DA DANÇA E A FELICIDADE - DANÇA E EMOÇÃO - DANÇA E INCLUSÃO - UM OLHAR PARA SINGULARIDADE HUMANA E A PLURALIDADE SOCIAL EM QUE VIVEMOS. - PRATICAS DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO ALIADA À DANÇA - PRATICAS DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO AFETIVO, SOCIAL E EMOCIONAL DESENVOLVIDO NA DANÇA - JOGOS COLABORATIVOS - GINCANA - GAMEFICAÇÃO PARA SALAS DE AULA - ABORDAGEM DA RELEVANCIA DO PRAZER E DO SIGNIFICADO DO CONTEÚDO OFERECIDO PARA QUE A SALA DE AULA SEJA UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM.
38 -Movimento e Cognição no Baby Class
Público-alvo Professores em geral, psicopedagogos, psicomotricistas, neuropsicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, coordenadores e diretores de escolas de dança
Pré-requisitos Professores que desejam integrar práticas de dança que promovam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional em crianças da primeira infância, utilizando abordagens lúdicas e centradas na formação humana.
Programa de aula A DANÇA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO * IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO. * RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA E HABILIDADES PRÉ-ACADÊMICAS. * DANÇA E FORMAÇÃO EMOCIONAL: EMPATIA, COOPERAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO. - FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A DANÇA * CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO ENTRE 2 E 5 ANOS. * ATIVIDADES APROPRIADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA. * IDENTIFICAÇÃO E ESTÍMULO DE TALENTOS INDIVIDUAIS. - ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO BABY CLASS * JOGOS E BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM COORDENAÇÃO E RITMO. * DINÂMICAS PARA ESTIMULAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E CRIATIVIDADE. * UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMO FITAS, BOLAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS. - DANÇA E ALFABETIZAÇÃO CORPORAL * INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LATERALIDADE, ESPACIALIDADE E EQUILÍBRIO. * CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO MOTOR BÁSICO PARA A VIDA E A DANÇA. * DANÇA COMO PREPARAÇÃO PARA HABILIDADES ESCOLARES, COMO ESCRITA E LEITURA. - PLANEJAMENTO DE AULAS DE BABY CLASS * ESTRUTURA DE UMA AULA EQUILIBRADA ENTRE TÉCNICA E LUDICIDADE. * MÉTODOS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS. * COMO ADAPTAR A AULA PARA DIFERENTES NÍVEIS E NECESSIDADES. - IMPACTOS A LONGO PRAZO: A DANÇA NA VIDA ESCOLAR E PESSOAL * COMO A PRÁTICA DA DANÇA NESSA IDADE IMPACTA O DESEMPENHO ESCOLAR FUTURO. * A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NO APRENDIZADO. * REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR COMO FORMADOR. - ENCERRAMENTO E SESSÃO PRÁTICA * APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXEMPLOS DE ATIVIDADES. * COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE ESTRATÉGIAS. RESULTADOS ESPERADOS: AO FINAL DO CURSO, OS PROFESSORES ESTARÃO CAPACITADOS A: * PLANEJAR AULAS LÚDICAS E ESTRUTURADAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS. * RECONHECER A DANÇA COMO FERRAMENTA INTEGRAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESCOLAR. * APLICAR ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM COORDENAÇÃO, RITMO, ATENÇÃO E CRIATIVIDADE.
39 -Dança e Neurociência para Inclusão Infantil
Público-alvo Professores de dança, pedagogos, psicomotricistas e terapeutas ocupacionais. * educadores interessados em práticas inclusivas para crianças. * pais e cuidadores que desejam entender como a dança pode apoiar o desenvolvimento infantil.
Pré-requisitos Profissionais que tenham interesse em trabalhar com inclusão por meio da dança.
Programa de aula TÓPICOS DO CURSO 1. INTRODUÇÃO: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO. BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES. A CONEXÃO ENTRE DANÇA, NEUROCIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2. FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À INCLUSÃO COMO O CÉREBRO PROCESSA O MOVIMENTO E A EMOÇÃO NA INFÂNCIA. RELAÇÃO ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E NEURODIVERSIDADE. PLASTICIDADE CEREBRAL: POTENCIAL DE APRENDIZADO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. 3. COMPREENDENDO TRANSTORNOS COMUNS EM SALA DE AULA TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO. TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE): IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS DE REGULAÇÃO. TDC (TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO): DIFICULDADES MOTORAS E ABORDAGENS PRÁTICAS. OUTROS TRANSTORNOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 4. A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE NO CONTEXTO INCLUSIVO O QUE É E POR QUE REALIZAR UMA ANAMNESE DETALHADA. IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES INDIVIDUAIS E POTENCIAIS DA CRIANÇA. FERRAMENTAS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O HISTÓRICO MOTOR, COGNITIVO E EMOCIONAL. USO DOS DADOS DA ANAMNESE PARA PLANEJAR AULAS INCLUSIVAS E PERSONALIZADAS. 5. DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO INCLUSIVO ATIVIDADES PARA CONTROLE INIBITÓRIO, MEMÓRIA OPERACIONAL E FLEXIBILIDADE COGNITIVA. DINÂMICAS QUE PROMOVEM AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL E SOCIALIZAÇÃO. COMO A DANÇA CONTRIBUI PARA A AUTONOMIA E A CONFIANÇA DAS CRIANÇAS. 6. PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA DE DANÇA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES. JOGOS E EXERCÍCIOS QUE PROMOVEM COOPERAÇÃO E EMPATIA. USO DE MATERIAIS E ESTÍMULOS VISUAIS E AUDITIVOS NO ENSINO INCLUSIVO. 7. DANÇA E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO COMO LINGUAGEM. ESTRATÉGIAS PARA INCLUIR CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO VERBAL. ATIVIDADES PARA FORTALECER A EXPRESSIVIDADE E O VÍNCULO ENTRE OS PARTICIPANTES. 8. PLANEJAMENTO DE AULAS INCLUSIVAS ESTRUTURAÇÃO DE AULAS QUE ATENDAM A DIFERENTES NECESSIDADES. CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS ACESSÍVEIS E ENVOLVENTES. COMO AVALIAR E AJUSTAR ATIVIDADES PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS. 9. ESTUDOS DE CASO E REFLEXÕES PRÁTICAS EXEMPLOS REAIS DE INCLUSÃO POR MEIO DA DANÇA. DISCUSSÃO DE DESAFIOS ENFRENTADOS E SOLUÇÕES APLICADAS. RELATOS SOBRE O IMPACTO DA DANÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS. 10. ENCERRAMENTO: DANÇA PARA TODOS REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO. COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E IDEIAS ENTRE OS PARTICIPANTES. DINÂMICA FINAL DE GRUPO: CELEBRANDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DO MOVIMENTO.
40 -Corpo que Pensa: Dança e Neurociência Aplicadas
Público-alvo Professores de dança de diferentes modalidades, educadores físicos e psicomotricistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, pedagogos interessados em práticas motoras aplicadas, profissionais da saúde e da educação que trabalham com o desenvolvimento humano por meio do movimento.
Pré-requisitos Professores e diretores interesse em explorar a relação entre dança, neurociência e aprendizado. * experiência mínima com ensino ou prática de dança, ou com atividades motoras em grupos. * não é necessário conhecimento prévio em neurociência, pois os fundamentos serão introduzidos no curso.
Programa de aula - INTRODUÇÃO: O CORPO QUE PENSA * A RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO, CÉREBRO E APRENDIZADO. * DANÇA COMO PRÁTICA NEUROEDUCACIONAL. * IMPACTOS DA DANÇA NA PLASTICIDADE CEREBRAL E NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS. - FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA APLICADOS À DANÇA * CONEXÕES ENTRE MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E EMOÇÃO. * NEUROPLASTICIDADE: APRENDIZAGEM CONTÍNUA ATRAVÉS DA DANÇA. - DANÇA E FUNÇÕES EXECUTIVAS * CONTROLE INIBITÓRIO: COMO A DANÇA AJUDA NA AUTORREGULAÇÃO. * MEMÓRIA OPERACIONAL E SEQUÊNCIAS COREOGRÁFICAS. * FLEXIBILIDADE COGNITIVA: ADAPTAÇÃO E CRIATIVIDADE EM MOVIMENTO. - MOVIMENTO COMO LINGUAGEM DO PENSAMENTO * O CORPO COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO. * DANÇA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS. * EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO, RITMO E LATERALIDADE COMO ESTÍMULOS COGNITIVOS. - PRÁTICAS NEUROCOGNITIVAS NA DANÇA * ATIVIDADES QUE INTEGRAM CORPO E MENTE. * JOGOS E DINÂMICAS PARA TRABALHAR ATENÇÃO, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO ESPACIAL. * ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE POR MEIO DO MOVIMENTO. - A DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E BEM-ESTAR * COMO TRABALHAR COM DIFERENTES PÚBLICOS E NECESSIDADES. * DANÇA COMO TERAPIA PARA TRANSTORNOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS. * BENEFÍCIOS FÍSICOS E MENTAIS DA PRÁTICA REGULAR. - PLANEJAMENTO DE AULAS BASEADAS NA NEUROCIÊNCIA * COMO ESTRUTURAR AULAS QUE INTEGREM CONCEITOS DE NEUROCIÊNCIA E DANÇA. * ATIVIDADES PRÁTICAS PARA DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E HABILIDADES. * FERRAMENTAS PARA AVALIAR O IMPACTO DA DANÇA NO APRENDIZADO. - ESTUDOS DE CASO: RESULTADOS TRANSFORMADORES * EXEMPLOS DE COMO A DANÇA IMPACTOU O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO. * RELATOS SOBRE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO POR MEIO DO MOVIMENTO. * REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E SOLUÇÕES PRÁTICAS. - ENCERRAMENTO: REFLEXÃO E INSPIRAÇÃO * O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR. * CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDEIAS E ABORDAGENS BASEADAS NA DANÇA E NA NEUROCIÊNCIA. * DISCUSSÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PARTICIPANTES |
|