ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA BOTAFOGO
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLINHOS DE JESUS
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DANA NAIM
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 ROZAN
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Alan Keller

Currículo
Melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022. Iniciou sua pesquisa em dança em 1999. Pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela UGF, Pós-graduado em Gestão com ênfase em Gênero e Raça (UFOP , Especialista em Pedagogia do Movimento (FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá) e graduado em Educação Física (UNIMONTES). Coreógrafo convidado do Bolshoi Brasil e do Bale do Teatro Guaíra. Coreografou o Corpo de Baile da Universidade Trás-os-Montes (Portugal). Participou como performer do Festival A'Corps em Poitiers (França). Professor de dança contemporânea na Marienchule em Essen-Werden (Alemanha). Coreógrafo convidado da Ich bin O. K. (Viena - Áustria). Atuou como professor e coreógrafo em outros projetos e grupos: Landesbühnen Sachsen (Redebeul - Alemanha), Bolshoi (Brasil), Tanzwoche (Dresden - Alemanha), A'Corps (França), Festival de Dança de Joinville (SC), SESC Cia. de Dança (Brasil), Cia. de Cubatão (SP), Impacto (MG), Formação do Palácio das Artes - CEFART (MG) entre outros. Convidado para Comissão de Frente do Carnaval do Rio de Janeiro. Coreógrafo pentacampeão do maior festival de dança do mundo e coreógrafo da Mostra Estímulo (Festival de Dança de Joinville - Brasil) e jurado de concursos de dança no Brasil e no exterior. Coreografou musicais e filmes. Diretor da Paraopeba Coletivo de Dança, da Companhia Jovem da Paraopeba e do MINA Coletivo de Dança. Curador do FENAR (Festival Nacional de Arte de Rua). Atua diretamente em grupos e escolas, com coreografias premiadas em Joinville e vários outros festivais. Gestor de cultura, especializado em desenvolvimento de projetos socioculturais em dança e membro da Associação Dança Minas.

Seus cursos
80 -Composição Coreográfica 

Público-alvo
BAILARINOS / INTÉRPRETES / PROFESSORES/ COREÓGRAFOS / EDUCADORES DO MOVIMENTO/ ARTISTAS DO MOVIMENTO.

Pré-requisitos
Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.

Programa de aula
 Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo;
 Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação;
 Estratégias de criação partindo de elementos distintos;
 Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento;
 Desafios da criação frente ao material humano e recursos;
 Metodologia da pesquisa corporal;
 Estudo do elemento cênico;
 Estudo, criação e levantamento da trilha sonora;
 Estratégias de preparação dramatúrgica;
 Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas;
 Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento;
Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo;
Técnicas de criação e identificação do potencial criativo;
Formação de frases coreográficas através de jogos de criação;
Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição;
Avaliação e bate-papo final.

81 -Dança contemporânea 

Público-alvo
ADOLECENTE/ADULTO

Pré-requisitos
ADOLECENTE/ADULTO

Programa de aula
- Estudo do gesto e elementos técnicos;
- Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade ;
- Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual;
- Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo;
- Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea
- Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
- Jogos de contato e improvisação
- Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
- Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
- Elementos de dramaturgia e transições em cena;
- Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade.

82 -Dança Contemporânea 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.

Pré-requisitos
Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.

Programa de aula
- Aprofundamento dos conteúdos propostos
- Estudo do gesto e seus desdobramentos
- Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos;
- Frases gestuais elaboradas
- Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo.
- Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
- Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos.
- Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
- Experimentações e vivências em técnicas de improvisação;
- Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato.
- Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
- Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
- Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias
- Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante

83 -Composição Coreográfica 

Público-alvo
BAILARINOS / INTÉRPRETES / PROFESSORES/ COREÓGRAFOS / EDUCADORES DO MOVIMENTO/ ARTISTAS DO MOVIMENTO /

Pré-requisitos
Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.

Programa de aula
- Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo;
- Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação;
- Estratégias de criação partindo de elementos distintos;
- Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento;
- Desafios da criação frente ao material humano e recursos;
- Metodologia da pesquisa corporal;
- Estudo do elemento cênico;
- Estudo, criação e levantamento da trilha sonora;
- Estratégias de preparação dramatúrgica;
- Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas;
- Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento;
- Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo;
- Técnicas de criação e identificação do potencial criativo;
- Formação de frases coreográficas através de jogos de criação;
- Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição;
- Avaliação e bate-papo final.

84 -Dança Contemporânea 

Público-alvo
Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.

Pré-requisitos
Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.

Programa de aula
- Aprofundamento dos conteúdos propostos
- Estudo do gesto e seus desdobramentos
- Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos;
- Frases gestuais elaboradas
- Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo.
- Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
- Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos.
- Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
- Experimentações e vivências em técnicas de improvisação;
- Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato.
- Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
- Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos;
- Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias
- Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante

85 -Dança Contemporânea 

Público-alvo
CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Pré-requisitos
Possuir vivência inicial em danças que promovam a pesquisa corporal e a consciência do gesto. Ter disposição e vontade de aprofundar no estudo da dança contemporânea. Estar disponível para atividades em grupo. Estar interessado em mover o corpo através de novos estímulos e atividades. Utilização do lúdico como composto de desenvolvimento psicomotor.

Programa de aula
- Estudo do gesto e elementos técnicos;
- Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade ;
- Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual;
- Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo;
- Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea
- Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade.
- Jogos de contato e improvisação
- Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover;
- Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc.
- Elementos de dramaturgia e transições em cena;
- Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.