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Alan Keller
Currículo
Melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022. Iniciou sua pesquisa em dança em 1999. Pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela UGF, Pós-graduado em Gestão com ênfase em Gênero e Raça (UFOP , Especialista em Pedagogia do Movimento (FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá) e graduado em Educação Física (UNIMONTES). Coreógrafo convidado do Bolshoi Brasil e do Bale do Teatro Guaíra. Coreografou o Corpo de Baile da Universidade Trás-os-Montes (Portugal). Participou como performer do Festival A'Corps em Poitiers (França). Professor de dança contemporânea na Marienchule em Essen-Werden (Alemanha). Coreógrafo convidado da Ich bin O. K. (Viena - Áustria). Atuou como professor e coreógrafo em outros projetos e grupos: Landesbühnen Sachsen (Redebeul - Alemanha), Bolshoi (Brasil), Tanzwoche (Dresden - Alemanha), A'Corps (França), Festival de Dança de Joinville (SC), SESC Cia. de Dança (Brasil), Cia. de Cubatão (SP), Impacto (MG), Formação do Palácio das Artes - CEFART (MG) entre outros. Convidado para Comissão de Frente do Carnaval do Rio de Janeiro. Coreógrafo pentacampeão do maior festival de dança do mundo e coreógrafo da Mostra Estímulo (Festival de Dança de Joinville - Brasil) e jurado de concursos de dança no Brasil e no exterior. Coreografou musicais e filmes. Diretor da Paraopeba Coletivo de Dança, da Companhia Jovem da Paraopeba e do MINA Coletivo de Dança. Curador do FENAR (Festival Nacional de Arte de Rua). Atua diretamente em grupos e escolas, com coreografias premiadas em Joinville e vários outros festivais. Gestor de cultura, especializado em desenvolvimento de projetos socioculturais em dança e membro da Associação Dança Minas.
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Seus cursos |
80 -Composição Coreográfica
Público-alvo BAILARINOS / INTÉRPRETES / PROFESSORES/ COREÓGRAFOS / EDUCADORES DO MOVIMENTO/ ARTISTAS DO MOVIMENTO.
Pré-requisitos Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.
Programa de aula Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo; Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação; Estratégias de criação partindo de elementos distintos; Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento; Desafios da criação frente ao material humano e recursos; Metodologia da pesquisa corporal; Estudo do elemento cênico; Estudo, criação e levantamento da trilha sonora; Estratégias de preparação dramatúrgica; Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas; Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento; Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo; Técnicas de criação e identificação do potencial criativo; Formação de frases coreográficas através de jogos de criação; Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição; Avaliação e bate-papo final.
81 -Dança contemporânea
Público-alvo ADOLECENTE/ADULTO
Pré-requisitos ADOLECENTE/ADULTO
Programa de aula - Estudo do gesto e elementos técnicos; - Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade ; - Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual; - Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo; - Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea - Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. - Jogos de contato e improvisação - Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; - Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. - Elementos de dramaturgia e transições em cena; - Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade.
82 -Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.
Pré-requisitos Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.
Programa de aula - Aprofundamento dos conteúdos propostos - Estudo do gesto e seus desdobramentos - Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos; - Frases gestuais elaboradas - Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo. - Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. - Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos. - Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; - Experimentações e vivências em técnicas de improvisação; - Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato. - Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. - Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos; - Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias - Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante
83 -Composição Coreográfica
Público-alvo BAILARINOS / INTÉRPRETES / PROFESSORES/ COREÓGRAFOS / EDUCADORES DO MOVIMENTO/ ARTISTAS DO MOVIMENTO /
Pré-requisitos Ter interesse na composição coreográfica e seus desdobramentos. Ser atuante na arte do movimento. Promover processos de criação em qualquer modalidade.
Programa de aula - Exploração do potencial técnico individual na construção de novas imagens e episódios do coletivo; - Apresentação de conteúdos teóricos e práticos da criação; - Estratégias de criação partindo de elementos distintos; - Utilização de material de áudio, vídeo como elementos de pesquisa e aprofundamento; - Desafios da criação frente ao material humano e recursos; - Metodologia da pesquisa corporal; - Estudo do elemento cênico; - Estudo, criação e levantamento da trilha sonora; - Estratégias de preparação dramatúrgica; - Propor investigações sobre a dança na interface com outras linguagens artísticas; - Composição criativa reforçada na estética e poética do movimento; - Componentes coletivos de exploração dramatúrgica observando a protagonização do outro e a si mesmo; - Técnicas de criação e identificação do potencial criativo; - Formação de frases coreográficas através de jogos de criação; - Obra composta com o grupo participantes. Estudo da obra e tema. Composição coreográfica e experimentações de novas estruturas corporais. Ensaios e apresentação prévia da composição; - Avaliação e bate-papo final.
84 -Dança Contemporânea
Público-alvo Bailarinos, atores, professores, educadores do movimento com vivência e experiência nas práticas contemporâneas de exploração do gesto.
Pré-requisitos Ter vivenciado a dança em sua contemporaneidade ou em outras modalidades que dialogam com o programa. Sentir-se apto(a) a explorar técnicas corporais e artísticas da modalidade. Ter curiosidade em explorar movimentos, gestos e participar de atividades coletivas. Estar aberto (a) a trocas e experimentos coreográficos. Ter vivenciado a prática mais aprofundada da dança contemporânea em quaisquer linguagens.
Programa de aula - Aprofundamento dos conteúdos propostos - Estudo do gesto e seus desdobramentos - Exploração das possibilidades gestuais dentro de espaços específicos; - Frases gestuais elaboradas - Aquecimento de dentro para fora - utilizando as sensações e o autoconhecimento, buscando o alcance das possibilidades corporais e a preparação para o coletivo. - Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. - Vivências corporais buscando estratégias gestuais em diferentes níveis, trabalho de solo, saltos, deslocamentos, rolamentos. - Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; - Experimentações e vivências em técnicas de improvisação; - Percepção do espaço através de exercícios de deslocamento e de contato. - Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. - Didática de evolução e pesquisa do gesto e seus objetivos; - Exploração das habilidades técnicas e/ou naturais na composição de coreografias - Elaboração de frases coreográficas com o grupo participante
85 -Dança Contemporânea
Público-alvo CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Pré-requisitos Possuir vivência inicial em danças que promovam a pesquisa corporal e a consciência do gesto. Ter disposição e vontade de aprofundar no estudo da dança contemporânea. Estar disponível para atividades em grupo. Estar interessado em mover o corpo através de novos estímulos e atividades. Utilização do lúdico como composto de desenvolvimento psicomotor.
Programa de aula - Estudo do gesto e elementos técnicos; - Práticas de aquecimento e alongamento dentro da modalidade ; - Exercícios lúdicos e elementos de ampliação do repertório gestual; - Criação e execução de frases coreográficas e sequências em grupo; - Proposições ao conhecimento teórico e prático da dança contemporânea - Técnicas de pesquisa corporal com ênfase nas articulações, suas dinâmicas e flexibilidade. - Jogos de contato e improvisação - Dinâmicas de movimentação de chão utilizando o ato de mover para respirar e respirar para se mover; - Formas e dinâmicas de movimento, velocidade, ação, reação, deslocamento, repetição, temperatura, gravidade, textura, origem, direção, etc. - Elementos de dramaturgia e transições em cena; - Utilização das temperaturas do gesto: pausa, textura, velocidade, dimensão, qualidade. |
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