ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Patrícia Miranda

Currículo
Patrícia Miranda é empresária, coreógrafa, bailarina profissional e diretora artística do Balé da Ilha Escola de Dança. Graduada em Administração e especialista em Ensino de Dança pela UFES, formou-se pelo Conservatório de Dança (ES), Balé da Ilha Escola de Dança, Palucca Hochschule Für Tanz (Alemanha) e Escuela Nacional de Arte (Cuba). Coreógrafa premiada, atua em festivais nacionais e internacionais, incluindo Nova York, Istambul, Argentina e Espanha. Foi eleita Melhor Coreógrafa no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, no Passo de Arte Minas (três anos consecutivos) e no Grande Prêmio Internacional de Dança do ES (2024). Também foi indicada a Melhor Coreógrafa no Festival de Dança de Joinville (2022 e 2023). Representou o Espírito Santo no livro Cartografia da Dança, Criadores - Intérpretes Brasileiros (Itaú Cultural) e assinou a direção de movimento da série À Margem e a coreografia da Gala Libertus, em comemoração aos 111 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como professora e coreógrafa, contribui para a formação de bailarinos atuantes no cenário nacional e internacional.

Seus cursos
128 -Balé Neoclássico 

Público-alvo
Bailarinos intermediários e avançados com experiência prévia em balé clássico e/ou dança contemporânea, que desejam explorar a técnica, fluidez e expressividade do balé neoclássico.

Pré-requisitos
- Conhecimento técnico intermediário/avançado em balé clássico
- Familiaridade com a linguagem corporal
do balé e/ou dança contemporânea
- Idade mínima recomendada: 14 anos

Programa de aula
1. Introdução (10 min):
- Apresentação do estilo neoclássico:
características, relação com o balé clássico
e influências
- Breve explicação sobre a abordagem do
workshop e seus objetivos
2. Aquecimento (20 min):
- Exercícios para ativação muscular,
fortalecimento e mobilidade
3. Técnica Balé Neoclássico (40 min):
Durante essa parte da aula, os participantes
trabalharão em diferentes aspectos
essenciais dessa técnica.
- Combinações que mesclam linhas
clássicas com movimentos dinâmicos do
neoclássico, seguindo a sequência
tradicional de exercícios do balé clássico,
mas incorporando a exploração do
desequilíbrio controlado. Foco no
movimento iniciado pelo quadril e tronco,
com rotações mais livres e fluídas.
- Exploração dos passos en dedans
(movimento para dentro) e en dehors
(movimento para fora), trabalhados de
maneira expansiva.
- Desenvolvimento de sequências de
braços e tronco para ampliar a
expressividade, permitindo ao bailarino
aprofundar a conexão emocional com a
música e o movimento.
4. Repertório e Criação (30 min):
- Aprendizado de uma curta sequência
coreográfica no estilo neoclássico.
- Foco em musicalidade, interpretação e
conexão emocional com a dança.
Estudo de Trecho do Solo Neoclássico
"Trilha" de Patrícia Miranda
"Trilha" é uma obra de dança neoclássica
que mistura a técnica clássica com a
liberdade interpretativa, conduzindo o
bailarino por uma jornada fluida e emocional.
A coreografia explora caminhos inéditos,
onde o corpo, o espaço e a música se
conectam em uma busca constante. Cada
movimento é uma construção, desafiando a
estética tradicional e convidando o intérprete
a experimentar desequilíbrios e dinâmicas
que redefinem os limites da dança.
5. Encerramento e Feedback (20 min):
- Alongamento e relaxamento para evitar
tensões musculares
- Espaço para troca de impressões e
dúvidas dos participantes sobre o workshop
Objetivo do Workshop:
Proporcionar aos participantes uma vivência
prática no balé neoclássico, trabalhando a
técnica, fluidez, interpretação e
musicalidade, características essenciais
desse estilo.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.