|
Mauro Correa
Currículo
Carioca com sangue Pernambucano, iniciou seus passos na dança em 2000 através do Frevo, com o Mestre Nascimento do Passo. Foi aluno da Escola Municipal de Frevo do Recife e integrou a Companhia de Dança da referida escola, realizando diversas apresentações, em festivais de dança do Recife e diversos estados do Brasil. Integrou já como bailarino na Cia de Dança Veneza Brasileira com o Espetáculo " Pedacinhos de Pernambuco", participando da turnê na Europa. Fez parte do elenco do Viva Brasil Show, no Resort Tropical Island-Berlin. Em 2006 integrou a Artefolia Cia. de Dança com o Espetáculo " Preto no Branco" com direção Marília Rameh. Atuou como coreógrafo e Diretor Artístico do Grand Palladium Imbassaí Resort /Bahia. Atuou realizando diversos Workshops de danças brasileiras em diversos projetos sociais como, Instituto Ary Carvalho, Studio Talento e Arte, Petite Danse, e Segundo Casal da Unidos do Viradouro.
|
|
Seus cursos |
106 -Frevo e Maracatu
Público-alvo Bailarinos, Dançarinos, Pesquisadores, Arte educador
Pré-requisitos Ter um bom condicionamento físico e sem lesões musculares.
Programa de aula Conteúdo Desenvolvido na aula do Frevo e Maracatu Os conteúdos que serão ministrados na aula inicialmente como forma de aquecimento serão: * Alongamento * Mobilidade articular * Flexibilidade * Fortalecimento do core * Musicalidade Tudo isso com duração de 30 minutos. Logo em seguida, darei uma breve introdução histórica de como surgiu o frevo de Rua o Frevo, o Frevo de Bloco e o Frevo Canção, os diferentes estilos de Maracatu e suas características. Os participantes vão poder ouvir músicas de Frevo e Identificar os instrumentos típicos que compõe uma orquestra de Frevo. como Duração de 20 minutos Nos próximos 50 minutos serão apresentados uma série de passos básicos mais famosos que são eles, ( Tesoura, Abre Alas, Pontinha de Pé, Passa passa em Cima, Passa passa em baixo, Passeando na Pracinha, Engana Povo, Serrote, Gaveta, cruzeta, Show de Bailarinas, Passo do Bêbado, Onda do Passo e pequenos e grandes saltos . Sequências coreográficas e Diagonal de pequenos e grandes saltos acrobáticos. Apresentar a diferenciação que existe na celebração do Maracatu em dois tipos: O Maracatu Nação ou de Baque Virado e o Maracatu Rural ou de Baque Solto. Ensinar os passos básicos e gingados ( Baianada, Baiana Nova, Baiana Velha, Louvação, Mandacaru, Passos simples do Rei e da Rainha e diversas variações de braços).Sequências coreográficas de avanço representando o Cortejo. E para finalizar com os 20 minutos da aula convidarei à todos para um alongamento tanto dos membros superiores quando dos inferiores e trazendo cada participante para conhecer e observar o seu Eu Interior através de alguns exercícios Respiratório e solturas. Esta proposta tem como objetivo maior enaltecer a Cultura Popular Nordestina que tem como carro chefe o Frevo, assim como autoconhecimento do corpo no espaço e uma conexão profunda com a criança que habita dentro de cada um de nós.
107 -Caboclinhos e Coco de Roda
Público-alvo Bailarino, Dançarino, Pesquisadores, Arte educador
Pré-requisitos Ter um bom condicionamento físico não ter lesões musculares
Programa de aula Conteúdo Desenvolvido na aula de Caboclinhos e Coco de Roda Os conteúdos que serão ministrados na aula inicialmente como forma de aquecimento serão: - Alongamento - Mobilidade articular - Flexibilidade - Fortalecimento do core - Musicalidade Tudo isso com duração de 30 minutos. Seguindo com os próximos 20 minutos de aula darei uma breve Introdução Histórica de como surgiu o Caboclinhos e o Coco de Roda, apresentando as suas principais características e ritmos. Nos próximos 50 minutos serão apresentados uma série de passos básicos tradicionais tanto do Caboclinhos mais típicos para que os participantes possam vivenciar através dos movimentos de ataque/defesa/esquiva em dupla, bem como a marcação do ritmo com os pés, enfatizando a marcação do tempo forte da música, deixando assim com que cada um experimente dançar ao som dos caboclinhos. O mesmo será realizado com a dança do Coco de Roda, explorando formas de deslocamento no espaço ( pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguintes as orientações. Identificar relações espaciais ( dentro e fora, em cima embaixo, acima, abaixo, entre e do lado). E para finalizar com os 20 minutos da aula convidarei à todos para um alongamento tanto dos membros superiores quando dos inferiores e trazendo cada participante para conhecer e observar o seu Eu Interior através de alguns exercícios Respiratório e solturas. |
|