ÁREA DOS CURSOS

O que eu posso fazer?

PROFESSORES

 ADRIANA ASSAF
 ADRIANA SALOMÃO
 ALAN KELLER
 ALEX NEORAL
 ALEX SIQUEIRA
 ANA MARIA CAMPOS
 ANDERSON COUTO
 ANDREA SPOSITO
 ANDREJA PICON
 ANTÓNIO CASALINHO
 AURORA DICKIE
 BILL PRUDICH
 CAIO NUNES
 CANDICE ASSMANN
 CARLOS AUGUSTO DAMIÃO
 CLAUDIA MOTA
 CLAUDIA ZACCARI
 CLECIO DE SOUZA
 DAVI MORAES
 EDY WILSON
 ELEONORA GRECA
 ELISEU CORRÊA
 ERICK GUTIERREZ
 ERIKA NOVACHI
 FERNADA FAEZ
 FERNANDA CHAMMA, ARTHUR BERGES, WILLIAN SANCAR E ROBERTO JUSTINO
 FERNANDO LIMA
 FRAN MANSON
 GEOVANA OLIVEIRA
 GERMANA SARAIVA
 GLADSTONE NAVARRO
 GRAÇA MARTINS
 GUILHERME FRAGA
 GUILHERME RIKU
 GUSTAVO CORTÊS
 HENRIQUE FELICIANO
 ILYA OSINOVSKIY
 JHEAN ALLEX
 JULIA NAKAMURA
 JULIANA KIS
 LU BRAGA
 LUCAS MARTINELLI
 LUCAS MENDES
 MÁRCIO JAHÚ
 MARINA CARRIJO
 MATHEUS BRUSA
 MAURO CORREA
 MONIQUE PAES
 PATRICIA FIANDRO
 PATRÍCIA MIRANDA
 RICARDO SCHEIR
 ROBERTO JUNIOR
 SABRINA LERMEN
 SÉRGIO SANTOS
 TALITA BERGMANN
 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Gustavo Cortês

Currículo
Graduado em Educação Física (UFMG/1995) e Fisioterapia (Faculdade Ciências Médicas/1989). Bailarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras desde 1987. Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes, linha de pesquisa
Artes da Cena, pela UNICAMP; Estagio Doutoral e professor de Dança da Université Paris VIII, na França em 2012 e 2013. Desde 1997 é professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Foi colaborador da criação do Curso de Dança na UFMG e professor de diversas disciplinas. É
professor convidado de Danças Brasileiras da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, desde 2001, responsável pela montagem de diversos espetáculos e coreografias. Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore desde 1999; Diretor do Grupo Sarandeiros desde 1997, com 15 turnês Internacionais representando a UFMG e o Brasil pelos
países: Alemanha, Bélgica, Holanda ( 2001, 2016), França ( 2007, 2016), Canadá ( 2004, 2014), Estados Unidos, México ( 2010 e 2017), Bulgária, Argentina( 2013 e 2014), Equador, Colômbia, Chile, Guadalupe, Espanha(CaTalúnia e Madri). Portugal (2018 e 2019). Atuou nos maiores festivais de Folclore e Danças Populares no
Brasil, como Olímpia, Passo Fundo, Vitória, Nova Petrópolis e Montes Claros, dentre outros. É autor de diversos trabalhos sobre Danças Brasileiras, Cultura Brasileira, Educação Física e Artes da Cena, em revistas, congressos e Fóruns da área. Já publicou os livros: Dança, Brasil!, festas e danças populares, Ed; Leitura, 2000; Organizador e autor do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade, Ed; CRV, 2013. Autor do livro: "Dança e Lazer", em parceria com a Professora Elisângela Chaves, publicado em 2019 pela editora UFMG. Coordenador geral de 15 Festivais Intercolegiais de Danças, FESTFOLK BH, com a participação de mais de 5 mil alunos e professores, desde 2004; É o Diretor geral e coreógrafo de 9 espetáculos dos Grupo Sarandeiros da UFMG e do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte. Atual diretor da EEFFTO na UFMG gestão 2017 a 2025. Publicou recentemente o livro: Danças do Brasil, Nos passos do Grupo Sarandeiros pela Editora UFMG 2021, versão bilíngue. Jurado especializado em Danças populares em Joinville em diversas ocasiões desde 1999, incluindo o ano de 2024.

Seus cursos
93 -Metodologia do ensino das danças do Brasil 

Público-alvo
PROFESSORESE DA ÁREA DA DANÇA E DEMAIS INTERESSADOS

Pré-requisitos
SER PROFESSOR (A) OU ESTAR EM PROCESSO DE FORMAÇÃO

Programa de aula
A Pesquisa e os estudos das danças da cultura popular brasileira. Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem de Danças Brasileiras. As Danças do Brasil como conteúdo do ensino na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino. Organização de atividades sistemáticas e assistemáticas: Organização do calendário de Festas nas Escolas e como produção de espetáculos. A Produção artística e as danças do Brasil: Estudo dos trabalhos coreográficos das cias de Danças Populares no Brasil: O Folclore como Inspiração. A Tradução e a Tradição: Quais os limites para a interpretação das danças populares, do campo de
pesquisas para os palcos de Joinville?
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.