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Andreja Picon
Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica - Controle Postural, é Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543). Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). É professora registrada na Royal Academy of Dance - London (1348543) desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É atualmente professora em 4 instituições de ensino de pós graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento.
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Seus cursos |
1 -Ballet Adulto: Desafios e soluções de ensino - Prático Teórico
Público-alvo Alunos e professores interessados na temática de ballet para adultos.
Pré-requisitos Pessoas interessadas em ferramentas da andragogia para o ensino do ballet.
Programa de aula Objetivo Geral: Discutir ferramentas de ensino de ballet para o público adulto com base nas questões andragógicas, físicas e progressionais da técnica.
1.O mercado de ballet para adultos 2.Andragogia x Pedagogia: o que muda na hora de ensinar 3.Problemas comuns do corpo adulto 4.Capacidades físicas e treinamento suplementar 5.Estratégias de aula para adultos e progressão da técnica 6.Anamnese 7.Coreografias para alunos adultos 8.Roteiro de aula e sugestão de trabalho
2 -Anatomia Funcional para Dança - Prático Teórico
Público-alvo Alunos e professores de dança dos variados estilos.
Pré-requisitos Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.
Programa de aula Apresentar e discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Conheça seu corpo 2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam. 3. Alongamento e flexibilidade 4. Força e potência muscular 5. Tipos de físico e a estética da dança 6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não. 7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés. 8. Anatomia palpatória de superfície e experimentações praticas de conceitos do movimento.
3 -Iniciação a Técnica de Pontas - Teoria e Prática
Público-alvo Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas
Pré-requisitos Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.
Programa de aula - Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência - Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé - Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta - Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta. - Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) - Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Breve contexto histórico das sapatilhas de ponta 2. Anatomia do tornozelo e do pé 3. Técnica pontas X técnica de meia ponta: o que é igual? O que muda? 4. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia. 5. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting. 6. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) 7. Aulas práticas
4 -Dicionário Prático do Ballet Clássico: A função de cada passo (teórico e prático)
Público-alvo Estudantes e professores de ballet clássico
Pré-requisitos Conhecimento prático da terminologia (nome dos passos) do ballet clássico
Programa de aula O curso pretende fazer uma descrição completa de cada passo de uma aula básica de ballet clássico, pontuando aspectos como execução mecânica correta, função específica do passo, alinhamento e compensações indesejáveis, bem como a transferência da aprendizagem entre os diferentes momentos da aula (barra, centro e deslocamentos).
Conteúdo programático: 1.Dicionário discutido de passos da barra: execução e função 2.Dicionário discutido de passos de prática de centro (port de bras, pirouettes, adagio e passos de ligação): execução e função 3.Dicionário discutido de passos de allegro (pequenos, médios e grandes): execução e função 4.Discussão sobre a estrutura de aula e como montar uma aula de ballet mais eficiente.
5 -Iniciação a Técnica de Pontas - Teoria e Prática
Público-alvo Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas.
Pré-requisitos Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.
Programa de aula - Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência - Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé - Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta - Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta. - Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) - Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Breve contexto histórico das sapatilhas de ponta 2. Anatomia do tornozelo e do pé 3. Técnica pontas X técnica de meia ponta: o que é igual? O que muda? 4. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia. 5. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting. 6. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas) 7. Aulas práticas
6 -Anatomia Funcional para Bailarinos - Prático Teórico
Público-alvo Alunos e professores de dança dos variados estilos.
Pré-requisitos Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.
Programa de aula Apresentar e discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Conheça seu corpo 2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam. 3. Alongamento e flexibilidade 4. Força e potência muscular 5. Tipos de físico e a estética da dança 6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não. 7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés. 8. Anatomia palpatória de superfície e experimentações praticas de conceitos do movimento. |
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