ÁREA DOS CURSOS

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PROFESSORES

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 TATI ROCCO
 TÍNDARO SILVANO
 VANESSA MENEZES
 VICTÓRIA CARVALHO
 WANDERLEY LOPES
Andreja Picon

Currículo
Pós-doutora em Ciências da Reabilitação (biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica - Controle Postural, é Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança. Bailarina clássica formada pela RAD e professora registrada da Royal Academy of Dance (RTS 1348543). Coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB). É professora registrada na Royal Academy of Dance - London (1348543) desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. É atualmente professora em 4 instituições de ensino de pós graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do ballet clássico, tais como: sapatilhas de ponta, "en dehors", transferência de aprendizagem, coordenação intersegmentar, alinhamento técnico, performance e rendimento.

Seus cursos
1 -Ballet Adulto: Desafios e soluções de ensino - Prático Teórico 

Público-alvo
Alunos e professores interessados na temática de ballet para adultos.

Pré-requisitos
Pessoas interessadas em ferramentas da andragogia para o ensino do ballet.

Programa de aula
Objetivo Geral: Discutir ferramentas de ensino de ballet para o público adulto com base nas questões andragógicas, físicas e progressionais da técnica.

1.O mercado de ballet para adultos
2.Andragogia x Pedagogia: o que muda na hora de ensinar
3.Problemas comuns do corpo adulto
4.Capacidades físicas e treinamento suplementar
5.Estratégias de aula para adultos e progressão da técnica
6.Anamnese
7.Coreografias para alunos adultos
8.Roteiro de aula e sugestão de trabalho

2 -Anatomia Funcional para Dança - Prático Teórico 

Público-alvo
Alunos e professores de dança dos variados estilos.

Pré-requisitos
Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.

Programa de aula
Apresentar e discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conheça seu corpo
2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam.
3. Alongamento e flexibilidade
4. Força e potência muscular
5. Tipos de físico e a estética da dança
6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não.
7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés.
8. Anatomia palpatória de superfície e experimentações praticas de conceitos do movimento.

3 -Iniciação a Técnica de Pontas - Teoria e Prática 

Público-alvo
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas

Pré-requisitos
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.

Programa de aula
- Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência
- Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé
- Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta
- Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta.
- Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas)
- Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Breve contexto histórico das sapatilhas de ponta
2. Anatomia do tornozelo e do pé
3. Técnica pontas X técnica de meia ponta: o que é igual? O que muda?
4. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia.
5. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting.
6. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas)
7. Aulas práticas

4 -Dicionário Prático do Ballet Clássico: A função de cada passo (teórico e prático) 

Público-alvo
Estudantes e professores de ballet clássico

Pré-requisitos
Conhecimento prático da terminologia (nome dos passos) do ballet clássico

Programa de aula
O curso pretende fazer uma descrição completa de cada passo de uma aula básica de ballet clássico, pontuando aspectos como execução mecânica correta, função específica do passo, alinhamento e compensações indesejáveis, bem como a transferência da aprendizagem entre os diferentes momentos da aula (barra, centro e deslocamentos).

Conteúdo programático:
1.Dicionário discutido de passos da barra: execução e função
2.Dicionário discutido de passos de prática de centro (port de bras, pirouettes, adagio e passos de ligação): execução e função
3.Dicionário discutido de passos de allegro (pequenos, médios e grandes): execução e função
4.Discussão sobre a estrutura de aula e como montar uma aula de ballet mais eficiente.

5 -Iniciação a Técnica de Pontas - Teoria e Prática 

Público-alvo
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta e estudantes iniciando a técnica em pontas.

Pré-requisitos
Professores de técnica de ballet clássico em sapatilhas de ponta que queriam aprofundar seu conhecimento científico e pedagógico sobre a iniciação do trabalho em pontas. Que queiram ampliar suas noções básicas de anatomia do tornozelo e do pé, bem como expandir sua compreensão de quando e como iniciar o trabalho em pontas com suas alunas de modo seguro, sem ocasionar lesões e sem desenvolver uma técnica imprópria. Estudantes iniciando a técnica em pontas, interessados em compreender melhor a teoria e a prática da iniciação do trabalho em pontas.

Programa de aula
- Compreender o processo da iniciação à técnica de pontas à luz da ciência
- Conhecer a anatomia do tornozelo e do pé
- Compreender como e se é possível transferir os conhecimentos adquiridos em aulas de clássico realizadas em sapatilhas de meia ponta para as aulas de ponta
- Refletir sobre a melhor forma de avaliação para encaminhar alunas para aulas de técnica com sapatilhas de ponta.
- Conhecer o conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas)
- Praticar exercícios de iniciação à técnica de pontas, percebendo possíveis dificuldades e encontrando soluções pautadas na teoria apreendida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Breve contexto histórico das sapatilhas de ponta
2. Anatomia do tornozelo e do pé
3. Técnica pontas X técnica de meia ponta: o que é igual? O que muda?
4. Quando iniciar: fatores a se considerar: idade, estágio da técnica e anatomia.
5. Sapatilha de pontas: cargas, deformações e fitting.
6. Conteúdo programático para aula de pontas iniciante e trabalho preparatório (pré pontas)
7. Aulas práticas

6 -Anatomia Funcional para Bailarinos - Prático Teórico 

Público-alvo
Alunos e professores de dança dos variados estilos.

Pré-requisitos
Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo anatômico do corpo humano, as diferenças e similaridades entre os corpos e as questões posturais.

Programa de aula
Apresentar e discutir a anatomia de ossos, músculos e articulações no contexto prático da dança e reconhecer o que pode ser potencializado em cada físico e quais os limites do corpo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conheça seu corpo
2. Como as articulações, ossos e músculos funcionam.
3. Alongamento e flexibilidade
4. Força e potência muscular
5. Tipos de físico e a estética da dança
6. Anatomia na prática: o que pode ser mudado e o que não.
7. Condições posturais: desvios da coluna, quadril, joelhos e pés.
8. Anatomia palpatória de superfície e experimentações praticas de conceitos do movimento.
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